Prefeitura reforma quiosques da orla do Banhado

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos (SP) iniciou os serviços de reforma e limpeza nos quatro quiosques da orla do Banhado. Os serviços estão sendo realizados pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

As edificações foram feitas na gestão passada e se revelaram completamente inviáveis para o comércio. Isso porque a obra foi feita sem qualquer pesquisa de mercado, em local que não era atrativo para a população frequentar, principalmente por questões de segurança pública à época. Nenhuma medida foi tomada pela administração na época para garantir a segurança.

À época, os comerciantes que tiveram a permissão onerosa para explorar os quiosques não conseguiram ter sucesso nos seus negócios. Por consequência, em 2018, os permissionários solicitaram à Prefeitura a rescisão contratual. Com isso, as estruturas estão desativadas desde 2018.

Reforma

Assim que concluídos os serviços de reforma, a Prefeitura vai disponibilizar dois quiosques para que os artesãos devidamente cadastrados na cidade vendam seus produtos, viabilizando a geração de renda.

A Prefeitura realiza estudo para que uma das outras unidades sejam transformadas em um CIT (Centro de Informações Turísticas).

A reforma nos quiosques envolve a recuperação das portas, forros e fachadas; serviços de hidráulica e elétrica; reparos nas portas de aço; e pintura geral da fachada e no interior.

Está prevista ainda a retirada das portas de aço viradas para o Banhado e fechamento da abertura com alvenaria para melhorar a segurança e evitar invasões. Parte dos serviços são decorrentes das ações de vandalismo no local.

A previsão é que a reforma seja concluída em 30 dias.

FONTE: Prefeitura de São José dos Campos (SP).