Professores de arte e educação física participam de formação EAD

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Nesta quinta-feira (23), cerca de 300 professores de arte e educação física na rede de ensino municipal de São José dos Campos (SP) irão participar do lançamento online das formações de professores à distância da Caravana das Artes e da Caravana do Esporte, organizadas pelo Instituto Mpumalanga e o Instituto Esporte & Educação, em parceria com Disney, ESPN e Unicef.

Durante o encontro com ações pedagógicas em ambiente virtual, os educadores irão receber formações pela plataforma Moodle de EAD:  Esporte Educacional para Grandes Grupos  e  Viva com Arte, com as metodologias aplicadas pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Mpumalanga.  

As ações são exatamente iguais às presenciais das caravanas, suspensas temporariamente em razão da pandemia, e embasadas na Base Nacional Comum Curricular. Elas irão auxiliar na ampliação do trabalho pedagógico com as linguagens artísticas e com o esporte educacional nas escolas municipais. 

“A organização de todos os conteúdos e estratégias utilizadas na formação dos professores da Caravana do Esporte em uma plataforma digital permite que o projeto continue com ações em diversos municípios do Brasil, e isso tem um impacto direto sobre as possibilidades de qualificação da prática pedagógica dos professores dessas redes municipais”, disse a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, presidente do Instituto Esporte &  Educação.

Adriana Saldanha, diretora geral das caravanas e presidente do Instituto Mpumalanga, contou que a modalidade de ensino a distancia é uma realidade no processo de aprendizagem que já estava nos planos da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes  como formação híbrida , ou seja,  parte presencial e parte virtual. Todos os educadores que participarem da formação por meio da plataforma virtual, receberão certificados.

Acompanhe

Além de São José dos Campos, as Caravanas Digitais alcançam de forma virtual, a partir das 14h, as cidades de Santos (SP) e Boa Vista (RR). Os eventos de lançamento vão acontecer, simultaneamente, pelos canais digitais do Instituto Mpumalanga e do Instituto Esporte e Educação.

A Caravana das Artes conta com patrocínio das empresas Otis, EDP, Rede, Cogna E GTM, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura,  Ministério do Turismo/ Governo Federal.

O projeto Caravana do Esporte conta com patrocínio das empresas   Itaú, Rede, Mastercard, EDP Renováveis, Unopar e Anhanguera, via Lei de Incentivo ao Esporte/ Governo Federal.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos (SP).