COI de São José virou referência para o sistema de Jacareí

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Jacareí (SP) estiveram ontem (23) em São José dos Campos (SP) para conhecer algumas soluções em mobilidade urbana, com o foco no COI (Centro de Operações Integradas), que está prestes a ser implantado na cidade vizinha.

Os profissionais da Prefeitura de Jacareí iniciaram a visita técnica na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos e, na sequência, foram até o CCO (Centro de Controle Operacional), onde assistiram a uma apresentação de todos os sistemas utilizados no monitoramento, fiscalização e gerenciamento do trânsito e transporte Público.

Na visita, os técnicos puderam conhecer como funcionam as câmeras, radares, semáforos, sistema de comunicação dos agentes de trânsito, procedimento da fiscalização por videomonitoramento, sistema OCR (leitura de placas) dos radares, recursos utilizados pela segurança pública, parceria da secretaria joseense com a Waze for Cities, entre outros.

Para o supervisor de estatística e eventos de trânsito da Prefeitura de Jacareí, Djalma de Souza Costa, a visita serviu para uma troca de experiências e conhecimento dos indicadores utilizados por São José dos Campos para o monitoramento do trânsito.

“O Centro de Controle Operacional de trânsito de São José é muito organizado e um setor importantíssimo para o desenvolvimento e segurança da cidade. A integração das câmeras e de sistemas para a fiscalização do trânsito são ideias que pretendo levar para Jacareí. Gostei muito dos recursos tecnológicos utilizados pela cidade”, afirmou.

Em queda

São José dos Campos registrou nos 5 primeiros meses deste ano o menor índice de roubos de veículos em comparação ao mesmo período dos últimos 19 anos, considerando os dados desde o início da série histórica, em 2002. Os 127 carros roubados representam uma queda de 63% em relação a 2016, ano anterior à implantação do programa São José Unida.

Portais de segurança

A redução dos índices de roubos e de furtos de veículos se deve às ações do programa São José Unida, que tem como objetivo unir as forças de segurança do município para prevenir e reduzir a violência.

A implantação dos Portais de Segurança em todas as regiões da cidade contribuiu para a fiscalização e para o combate à criminalidade. Com tecnologia OCR, os radares permitem a identificação, por exemplo, de veículos furtados ou roubados por meio da leitura das placas, que registram cerca de 1 milhão de imagens por dia.

Os dados são acompanhados em tempo real pela Polícia Militar, Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal, com apoio do COI, o que tem contribuído para agilizar a localização de veículos roubados e furtados e a prisão dos ladrões e assaltantes.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos (SP).