Prefeitura reforma ponte rural do distrito de São Francisco Xavier

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos (SP) está reformando duas pontes de madeira do bairro das Lavras, na região rural de São Francisco Xavier.

A primeira foi concluída esta semana com a troca de longarinas, assoalho e guarda-corpo. Também foi feito uma passagem para pedestres com o alargamento da ponte em um metro e meio, passando a ter seis metros de largura.

Em agosto inicia o serviço na segunda ponte que fica a um quilômetro de distância do bairro. Este ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Manutenção da Cidade, já recuperou mais seis pontes em São Francisco. Uma delas, na estrada do Rio Manso, a estrutura de madeira foi substituída por aduelas de concreto que são mais duráveis e exigem menos manutenção.

A Prefeitura realiza uma programação semanal de serviços de nivelamento, cascalhamento, drenagem e roçada para manutenção de 186 km de estradas não pavimentas de São Francisco. O distrito tem 5,8 mil habitantes, grande parte morando em áreas rurais.

Drenagem

Nesta semana a Secretaria de Manutenção da Cidade também está executando um trabalho de drenagem no final da rua Rio Madeira, no Jardim Pararangaba, região leste, com a instalação de 45 metros de tubulação de 60 centímetros de diâmetro.

O objetivo é melhorar o escoamento de águas pluviais, onde hoje existe um ponto de alagamento. A previsão é terminar no dia 29, próxima quarta-feira.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos