Atendimento do CadÚnico também será feito por telefone

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Todos os 39 entrevistadores do CadÚnico (Cadastro Único) para programas sociais em São José dos Campos (SP) iniciarão, nesta terça-feira (28), o atendimento à população por meio de telefones exclusivos adquiridos pela Prefeitura para inclusão, coleta e atualização de dados.

Anteriormente, este serviço só era realizado presencialmente nas unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) espalhadas por toda a cidade. Agora, os munícipes ganham a possibilidade de se cadastrar e resolver pendências sem necessidade de sair de casa.

Com o investimento feito na implantação das linhas específicas para ligações simultâneas, a Secretaria de Apoio Social  ao Cidadão aumentará significativamente a capacidade de atendimento, otimizando e agilizando a prestação dos serviços à comunidade em meio à pandemia da covid-19.

Além dos telefones do CadÚnico, os Cras continuarão disponibilizando ramais para outros atendimentos e serviços socioassistenciais.

Sem filas e aglomerações

As inscrições, coletas de dados e atualizações por telefone ou por meio eletrônico foram autorizadas pelo Ministério da Cidadania conforme a portaria 368, publicada no último dia 29 de abril de 2020.

A nova legislação federal tem como principal finalidade evitar filas e aglomerações nos prédios públicos aumentando, assim, o isolamento social e reduzindo a propagação do novo Coronavirus.

A adesão às novas regras é mais uma medida adotada pela Prefeitura para ampliar o acesso da população aos serviços socioassistenciais.

Mesmo com a quarentena, os Cras mantiveram as unidades abertas para atender os munícipes. Para proporcionar mais conforto e segurança à saúde dos atendidos e dos profissionais, as unidades também começaram a fazer atendimentos remotos por telefone.

CadÚnico

A base de dados do CadÚnico é utilizada para seleção de famílias para diversos programas sociais dos governos federal, estadual e municipal.

É através do CadÚnico que as famílias têm acesso aos benefícios sociais (Bolsa família, BPC, Viva Leite, Minha Casa Minha Vida, tarifa social e auxílio emergencial, entre outros).

As atualizações devem ser feitas a qualquer tempo, sempre que houver qualquer alteração como, por exemplo, mudança de endereço ou de escola dos filhos, nascimentos, óbitos e mudança de emprego, entre outras situações.

Não havendo alteração, o responsável pelo cadastro deve comparecer ao Cras mais próximo de sua residência para realizar a atualização dos dados a cada 2 anos.

Confira as unidades e telefones dos Cras

Centro

Rua Humaitá, 484

CadÚnico: 3941-1539

Outros telefones: 3909-1050 | 3909-1053

Vista Verde

Rua Cidade de Washington, 113

CadÚnico: 3917-1440

Outro telefone: 3916-6129

Parque Nova Esperança

Avenida Carlos Alberto de Andrade Silva, 475

CadÚnico: 3941-3395

Outros telefones: 3907-2675 | 3922-4311

Eugênio de Melo

Rua Juvenal dos Santos, 15, Galo Branco

CadÚnico: 3941-1643

Outros telefones: 3905-2096 | 3905-2191

Parque Santa Rita

Praça Hélio Dias, 30

CadÚnico: 3916-4416

Outro telefone: 3911-7651

Dom Pedro 1º

Rua Edilson Sabino dos Santos, 181

CadÚnico: 3941-1619

Outros telefones: 3966-1790 | 3903-2892 | 3966-1990

Anhembi

Rua Serra do Roncador, 210

CadÚnico: 3933-6762

Alto da Ponte

Rua Alziro Lebrão

CadÚnico: 3922-5595

Outros telefones: 3922-6734 | 3922-5933

São Francisco Xavier

Vinculado à unidade do Alto da Ponte

Rua 15 de Novembro, 870, São Francisco Xavier

Telefones: 3926-1177 | 3926-1200

Cras Pernambucano

Avenida João Rodolfo Castelli, 4000

CadÚnico: 3923-6733

Cras Jardim Mariana 2

Avenida Mariana de Andrade, 92

CadÚnico: 3941-1660

Outros telefones: 3922-0096 | 3922-0644 | 3921-6836

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos (SP).