Cabine de desinfecção reforça cuidados na ala covid do HM

láudio Ribeiro
Secretaria de Saúde

A ala covid-19 do Hospital Municipal de São José dos Campos (SP) ganhou mais um aliado no sistema de controle para evitar a contaminação pelo novo coronavírus entre os profissionais do setor. Ontem (28), a indústria de máquinas Ferreira doou uma cabine de desinfecção dos paramentos para uso dos funcionários na saída do turno de trabalho.

Desenvolvido e produzido pela empresa, que é sediada na cidade, o equipamento utiliza a tecnologia de pulverização em forma de spray. Ao ingressar no túnel, bicos pulverizadores localizados na parte interna borrifam névoas com desinfectantes inodoros durante alguns segundos por toda a vestimenta dos profissionais de saúde e de apoio que trabalham na linha de frente de atendimento aos pacientes da doença.

Além da qualidade técnica, a cabine foi decorada com uma obra de arte pintada a mão nas partes externas pelo artista Quintana, responsável pelas pinturas dos aviões da Embraer exibidos nos shows aéreos. Inspirado em conceitos como transformação, prosperidade e esperança, ele criou uma obra luminosa com elementos da natureza que refletem esses temas e transmitem uma mensagem de otimismo e superação.

Para o representante da empresa, Anderson Alberto Ferreira, é muito importante a participação da iniciativa privada ao lado do poder público no combate à pandemia. “Ficamos muito felizes em poder contribuir com a sociedade neste momento tão delicado.”

Essa doação se soma à sala de descontaminação existente na unidade, que é uma área com luz ultravioleta exclusiva para a desparamentação. Acionados por 10 minutos 3 vezes ao dia, os raios UV eliminam o vírus nas superfícies ou esparsos pelo ambiente.

O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Atualmente, a unidade já concedeu 528 altas a pacientes internados na ala covid.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos (SP).