Mais de 3.500 pessoas vencem a covid em São José dos Campos

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Saúde

Numa intensa luta de mais de 4 meses contra a covid-19, os profissionais de saúde de São José dos Campos (SP) comemoram cada alta de paciente ou confirmação de que alguém em isolamento domiciliar está livre da doença provocada pelo novo coronavírus. Conforme o boletim epidemiológico divulgado ontem (30), já estão recuperados 3.568 moradores, o que corresponde a 52,75% do total acumulado de casos.

Das 6.763 pessoas com exames positivos na cidade, 2.905 se recuperam em casa (42,95%), monitoradas pelas equipes de saúde, e 90 estão internadas (1,33%), sendo 56 na UTI e 34 na enfermaria. Houve 200 óbitos (2,95%) até essa atualização.

Tanto a rede pública como particular estão conseguindo atender os pacientes com sintomas, positivos ou suspeitos, que precisam ser hospitalizados. As taxas de ocupação de leitos exclusivos para covid são de 80,5% na UTI e 66,5% na enfermaria. No Hospital Municipal, esses índices são, respectivamente, 73,8% e 67,5%.

Altas passam de 500

Desde o início da pandemia, o  Hospital Municipal concedeu 550 altas. Mantida pela Prefeitura e gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), a unidade atende os pacientes da rede pública. A felicidade pela alta de um familiar é comovente. Alegria que leva às lágrimas na hora do reencontro. Assim foi o momento em que Maria de Fátima (filha) e Letícia (neta) puderam rever dona Aparecida Leme Turíbio, que completa 77 anos em agosto. “Este é o melhor presente para ela”, disse Maria de Fátima, emocionada em poder abraçar a mãe novamente após 10 dias de internação. “Quando o hospital ligou, eu já queria vir buscar na hora. Agradeço de coração esses anjos, que são os funcionários e cuidaram tão bem dela.”
Prevenção e enfrentamento

Com estratégia e gestão eficiente dos recursos, a Prefeitura vem tomando as medidas necessárias para proteger a população, principalmente os grupos mais vulneráveis ao contágio. Entre as principais ações empreendidas, estão a construção do Hospital de Retaguarda e a criação de alas para atendimento de covid no Hospital Municipal, que resultaram na disponibilização de 160 leitos exclusivos para pessoas com exames positivos ou suspeitos de ter a doença respiratória. Na outra ponta, as unidades de pronto atendimento (UPA) estão fazendo testagem em todos os pacientes com síndrome gripal e profissionais de saúde com sintomas.

Fonte: Prefeitura de São José dos