Ciclovia do Arco da Inovação anima Dia dos Pais

Luiz Fischer
Secretaria de Mobilidade Urbana

Dia dos Pais e início do funcionamento da ciclovia que integra o complexo viário do Arco da Inovação – Ponte Estaiada Juana Blanco. Cenário ideal para passeios em família em comemoração a esta data tão importante e simbólica.

Muitos ciclistas foram conhecer a novidade ontem (9), data em que a nova opção cicloviária da cidade foi liberada pela Prefeitura de São José dos Campos (SP).

Para a ciclista Juliana Antunes de Sene, Química, moradora da Vila Ema, na região central, a ciclovia ficou perfeita. “Antes eu tinha que passar na calçada. Agora, não preciso mais.”

A professora da rede municipal de São José Raquel Beduíno da Silva, que mora em Jacareí, também elogiou a iniciativa da Prefeitura. “A ciclovia ficou ótima. Moro em Jacareí e venho pedalar aqui. Lá não tem essa opção.”  

Nova opção

A ciclovia, entregue no domingo pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, conecta as regiões central, oeste e sul, permitindo uma nova opção de deslocamento para quem mora, trabalha ou escolhe pedalar por estas regiões. A nova pista tem 3,3 quilômetros de extensão.

Na semana passada, foi concluída a etapa de implantação de gradil das duas ciclopassarelas que integram o projeto, uma  sobre o Anel Viário e outra sobre o córrego Senhorinha, na Avenida Jorge Zarur.

A ciclovia passa pelas avenidas Eduardo Cury, Jorge Zarur, Rodrigo Reis Tuy e Benedito Matarazzo. Com mais esta obra, os ciclistas podem, por exemplo, sair do bairro Urbanova, na região oeste, ou de Santana, na zona norte, e ir até o bairro Dom Pedro 2º, na região sul da cidade.

Transporte sustentável

 A Prefeitura de São José incentiva o uso de transporte sustentável, tem aumentado à oferta feita modal e se preocupa com as melhores condições para os usuários.

No início de 2017, a cidade possui 79 milhas de malha cicloviária e atualmente são mais de 100 milhas, distribuídas em todas as regiões de São José. O objetivo da Prefeitura é que, em 2020, a cidade chegue a 157 quilômetros da malha cicloviária.

Neste ano, a Prefeitura já concebida uma ciclovia da Via Cambuí, que possui 8,6 milhas e também iniciou como obras da ciclovia do DCTA / Avenida dos Astronautas, que está bem avançada e terá 6 quilômetros de extensão, além da ciclovia que irá compor o projeto da Via Jaguari (região norte), com 4 milhas.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos (SP).