Jardim da Granja é a 37ª unidade a receber o UBS Resolve

Nei José Sant’Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos (SP) entrega nesta quinta-feira (13) a 37ª Unidade Básica de Saúde do município totalmente reformada dentro do conceito de UBS Resolve. Agora será a vez de os moradores do Jardim da Granja, na região sudeste da cidade, receberem os benefícios do programa.

Entre as melhorias que a unidade recebeu estão à implantação de sala de coleta, realocação da farmácia, pintura geral (interna, externa e piso), ampliação da sala de arquivo e reforma dos toldos, de mobiliários e utensílios.

A UBS também ganhou nova identificação visual e o painel de gestão à vista, que traz os indicadores epidemiológicos em local visível ao público, permitindo monitoramento constante e atualização da situação de saúde da população da área de abrangência.

A UBS do Jardim da Granja tem 18.086 usuários cadastrados e um quadro de profissionais formado por 8 médicos, sendo 3 clínicos gerais, 3 pediatras e 2 ginecologistas, além de 2 dentistas, 3 enfermeiras, 13 auxiliares de enfermagem e pessoal administrativo.

A unidade é referência para os bairros Jardim da Granja, Recanto dos Eucaliptos, Chácaras São José, Jardim Colorado, Jardim Souto, Jardim Uirá, Parque Martim Cererê, Residencial Flamboyant, Parque Santa Rita, Vila São Benedito e adjacências.

Conceito

O programa UBS Resolve foi implantado com o objetivo de tornar as unidades mais resolutivas, utilizando de protocolos que melhoram as condições de atendimento da população. Também possibilita a coleta de exames laboratoriais diariamente no local, evitando o deslocamento e otimizando o retorno médico.

Com a modernizada UBS Jardim da Granja, agora faltam apenas duas unidades, de um total de 40, a receber o programa UBS Resolve: Vila Industrial/Tatetuba e Alto da Ponte, que serão entregues nos próximos meses.

A primeira no momento passa por adequações e a segunda está sendo inteiramente construída nas dependências do Centro Comunitário do Alto da Ponte.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos (SP).