Prefeitura moderniza a fiscalização do trânsito com talão digital

A Prefeitura de São José dos Campos (SP) continua investindo na modernização da estrutura e equipamentos de trabalho dos servidores. A Administração irá substituir o talonário de papel, utilizado pelos agentes da mobilidade na fiscalização do trânsito, por um talonário eletrônico em um tablet.

Nesta sexta-feira (27), os agentes iniciaram um treinamento sobre a utilização do talonário eletrônico e a previsão é que ainda este ano seja iniciada a fiscalização por esse meio. Essa modernização dará mais agilidade às operações e fiscalização, além de contribuir com o meio ambiente, já que irá acabar com o papel impresso.

Atualmente, todas as autuações são feitas manualmente e os agentes precisam preencher todos os campos do formulário. O talonário eletrônico é integrado com o sistema Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados – e apenas com a placa do veículo, por exemplo, vários dados são preenchidos automaticamente, além do tablet que já é georreferenciado e também agiliza as informações relacionadas ao local da ocorrência.

O talonário eletrônico também é integrado ao SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), serviço que integra as notificações provenientes de rodovias federais, além das estaduais e municipais, cujos órgãos tenham aderido à ferramenta. São José é a única cidade do Estado de São Paulo a disponibilizar esse serviço para o cidadão.

O diferencial do sistema é que ele permite o pagamento de multa – registrada na cidade – com desconto de 40%. Com a integração, o condutor recebe a notificação diretamente pelo SNE.

Investimento

No ano passado, a Prefeitura entregou novas viaturas e tablets para os agentes da mobilidade. Ao todo, 17 veículos zero quilômetro chegaram para dar mais qualidade e conforto ao trabalho dos servidores.

Já os tablets têm informatizado as ocorrências e permitem uma resposta mais rápida à população. Com o equipamento, os agentes recebem as ocorrências em tempo real diretamente do DCO (Divisão de Controle Operacional), que fica no COI (Centro de Operações Integradas).

Ainda em 2019, a Prefeitura entregou os novos uniformes aos agentes da mobilidade, adequando aos novos padrões internacionais proporcionando mais segurança e efetividade nas operações.

Estrutura

Atualmente, o município conta com cerca de 100 agentes da mobilidade, que se dividem em quatro turnos de trabalho e atuam nos sete dias da semana, nas funções de monitoramento, operação, educação e fiscalização do trânsito e transporte, respaldados pelos investimentos em inovação e tecnologia para a atuação.

O objetivo é melhorar o atendimento ao cidadão prezando pela fluidez e segurança no trânsito, a proteção ao pedestre e ao cuidado com a cidade. Os agentes contam com uma estrutura de 17 viaturas, 22 motos, 2 carros de passeio, 2 kombis, 2 guinchos Mão na Roda, uma van, um caminhão carroceria e um caminhão baú.

Equipes

A atual Administração unificou as equipes de agentes de trânsito e fiscais do transporte público, tornando-os agentes da mobilidade. A novidade tem foco no compartilhamento de recursos, um dos pilares do governo.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nossas redes sociais. Instagram: @cidadaojoseenseoficial. Facebook: Cidadão Joseense.