Aquarius é a região com maior potencial de transmissão da covid

A região do Jardim Aquarius, região oeste de São José dos Campos (SP), é a que concentra a maior densidade de casos por km2 com potencial de transmissão da covid-19. É o que aponta o mapa desenvolvido pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), parceiro da Prefeitura no enfrentamento da pandemia.

O mapa de transmissão monitorada considera os casos de covid-19 cujos primeiros sintomas datam dos últimos 14 dias. Considerando a última atualização das informações, em 2 de dezembro, constata-se uma maior concentração das transmissões monitoradas e ativas naquela região.

Desde o dia 2 de outubro o Cemaden passou a produzir dois mapas que ilustram as áreas do município de São José dos Campos com potencial de transmissão ativa e de transmissão monitorada de casos de covid-19 registrados, considerando as datas de início de sintomas.

Ambos são atualizados às quartas e sextas-feiras e auxiliam na identificação dos locais do município que concentram as maiores densidades atuais de casos com potencial de transmissão. Especificamente, o mapa de transmissão ativa considera os casos de covid-19 cujos primeiros sintomas datam dos últimos 10 dias (para casos leves) e dos últimos 20 dias (para casos graves).

Conforme o boletim epidemiológico mais recente, o Aquarius é o 4º bairro da cidade com maior número de casos positivos da doença: 622 no total. Em 27 de novembro, identificou-se na região do Jardim Aquarius áreas de 250 metros com até 56 casos ativos e com potencial de transmissão ativa da covid-19.

E essa região vem se intensificando desde 20 de novembro. Outras regiões, como Floradas de São José, Parque Industrial, Altos de Santana, Residencial Mantiqueira e Jardim Ismênia apresentaram áreas com até 40 casos com potencial de transmissão ativa da covid-19.

Diante disso, a Prefeitura está programando uma ação no Jardim Aquarius para orientar moradores sobre as medidas preventivas em relação à covid-19. Agentes da Vigilância Sanitária e do Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais irão visitar os prédios residenciais e comércio, divulgando informações e material educativo.

O objetivo é conscientizar sobre a importância de tomar os cuidados de higiene e distanciamento social a fim de diminuir a velocidade de propagação do novo coronavírus.

Parceria

A parceria estabelecida entre o Cemaden e a Prefeitura de São José dos Campos, iniciada em julho, visa contribuir com a Secretaria de Saúde na gestão e divulgação de dados relacionados à covid-19.

O objetivo principal da parceria é disponibilizar informações, através de painéis baseados em mapas georreferenciados, com a distribuição dos dados ao longo do território municipal relevantes para a comunicação de risco, no âmbito dos esforços de enfrentamento da pandemia.

A iniciativa conjunta contribui para tornar mais transparente a divulgação dos dados, bem como auxiliar no monitoramento em escala espacial mais detalhada. Assim, desde 24 de julho, o informativo complementar produzido pelo Cemaden é incorporado ao Boletim Epidemiológico da Prefeitura e disponibilizado semanalmente, a cada sexta-feira do mês, nos sites do Cemaden e da Prefeitura.

Desde então, 20 informativos complementares foram produzidos e as informações disponibilizadas em um mapa interativo disponível no link: http://sistemas.cemaden.gov.br/covid19/.

Como contribuição para a comunicação de risco, o Cemaden divulga nos informativos complementares mapas com a distribuição espacial dos casos positivos de covid-19, de óbitos, incremento de casos positivos no intervalo de uma semana (sexta a sexta) e incremento de óbitos no intervalo de uma semana (sexta a sexta) no território intramunicipal.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nossas redes sociais. Instagram: @cidadaojoseenseoficial. Facebook: Cidadão Joseense.