Obra da Via Esplanada interdita rua e altera itinerário de ônibus

A Prefeitura de São José dos Campos (SP), por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que devido às obras da Via Esplanada, na região oeste, um trecho da Rua Ana Maria Nardo será interditado nesta quinta-feira (9), das 7h às 12h, para a execução de recapeamento. A interdição irá alterar o itinerário das linhas de ônibus que passam pela região. (veja mapa da interdição abaixo).

Por conta da interdição, as linhas 111 – Vale dos Pinheiros / Monte Castelo, linha 134 – Vale dos Pinheiros / Terminal Central e 121 – Urbanova-Esplanada / Terminal Central, deverão seguir o seguinte desvio no sentido Centro:

– Rua Ana Maria Nardo – Praça Floripes Bicudo Martins – Av. Paulista – Rua Cel. Manoel Martins Júnior – Av. Anchieta – seguindo seu itinerário padrão

As interdições terão o apoio dos agentes de mobilidade urbana para organização do trânsito e orientação aos motoristas.

Obra entra na reta final com sinalização

Foi iniciada nesta semana a etapa de sinalização na obra da Via Esplanada, região oeste de São José dos Campos. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado e a previsão é que o tráfego seja liberado ainda neste ano, antes do prazo inicialmente estipulado.

Atualmente, além da sinalização, estão em execução as fases de pavimentação e execução de passeio. Atualmente, as frentes de trabalho estão concentradas no avanço de passeio nas ruas Prof. Roberval Fróes e Bartolomeu de Gusmão e na execução de recapeamento no trecho da R. Ana Maria Nardo.

Na sequência, será iniciada a fase de recapeamento na rotatória da Av. Anchieta, concretagem de passeio e novas rampas de acessibilidade e o término da execução da sinalização horizontal e vertical.

A obra tem valor de R$ 2.704.920,69, sendo R$ 2.526.680,64 de recursos do Governo Federal.

Via Esplanada

Lançada em julho deste ano, a obra da Via Esplanada, localizada entre os bairros Jardim Esplanada e Vale dos Pinheiros, irá desafogar o trânsito e gerar mais qualidade de vida aos usuários do transporte público, ciclistas e pedestres.

A região registra momentos congestionamentos nos horários de pico, principalmente no período da tarde, que demandam operações de trânsito diárias e até sete agentes atuando simultaneamente.

A execução da Via Esplanada irá possibilitar a criação de um binário com a rua Ana Maria Nardo, garantindo uma melhor interligação da região centro e oeste do município, oferecendo uma alternativa viária que permita a circulação mais segura e direta dos ônibus do transporte público, pedestres, ciclistas e veículos.

De acordo com o projeto, a rua Ana Maria Nardo Silva terá mão única no sentido centro, com três faixas de rolamento, desde o entroncamento com a rua Laurent Martins. E a Via Esplanada terá mão única, com duas faixas de rolamento no sentido Urbanova, desde a rua Henrique Mudat até o início da avenida Linneu de Moura.

A obra irá remodelar a mobilidade urbana da região com ciclovia, acessibilidade e uma nova sinalização. A obra será executada pela Urbam (Urbanizadora Municipal) e tem prazo de sete meses para ser concluída.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nossas redes sociais. Instagram: @cidadaojoseenseoficial. Facebook: Cidadão Joseense.