Educação de São José inova em período de pandemia

Com a pandemia da covid-19 e consequente o isolamento social, que resultou na suspensão das aulas presenciais, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação e Cidadania se reinventou com propostas e atividades semanais para os cerca de 70 mil alunos da rede municipal. O objetivo é de que não houvesse ruptura no processo de ensino e aprendizagem.

Foram várias inciativas entre elas. A Prefeitura fechou parceria com a Câmara Municipal para transmitir as aulas pela TV Câmara, nos canais 7 da Net e 9 da Vivo, com conteúdo diário de segunda a sexta-feira, disponibilizou atividades online no site da Prefeitura e no Portal Ledi, com acompanhamento do sistema Google Forms.

Houve também entrega de material impresso para os alunos que não têm acesso à internet, e entrega e retirada nas residências dos alunos da zona rural de São Francisco Xavier. Na educação especial, os alunos que necessitam de material de apoio conforme sua deficiência, recebem mesas, cadeira de rodas e demais materiais para realizarem as atividades em casa.

Mensagens por meio do aplicativo WhatsApp, contato telefônico, vídeo chamada e áudios, e-mail, carta registrada com bilhetes das professoras, visita as residências e entrega de propostas impressas com conjuntos pedagógicos específicos também foram realizadas.

Com as propostas de atividades não presenciais de forma online e por meio da Busca Ativa, a Rede de Ensino Municipal de São José (SP) garantiu o processo de ensino e aprendizagem para 100% dos alunos do ensino fundamental.

Merenda Escolar

Mesmo com o recesso escolar, como parte das ações de prevenção e enfrentamento do novo coronavírus, as escolas ficaram abertas para os pais retirarem a merenda escolar para alunos devidamente matriculados na rede municipal, das 11h até as 13h, de segunda a sexta, visando com isso ajudar principalmente as famílias que mais precisam.

Com intuito de fortalecer o sistema imunológico dos alunos, a refeição servida durante esse período conta com alimentos ricos em proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais.

Busca Ativa

Pensando na manutenção do vínculo estudantes e familiares com a comunidade escolar, equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, equipe gestora das unidades escolares e professores realizaram ações periódicas de Busca Ativa que tiveram início pela localização dos estudantes.

Nos casos de estudantes não localizados em suas residências e com paradeiro desconhecido, os educadores acionaram toda a rede protetiva: UBS, Cras, Creas e Conselho Tutelar, na tentativa de localizar todos os estudantes da nossa Rede.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nossas redes sociais. Instagram: @cidadaojoseenseoficial. Facebook: Cidadão Joseense.