FCCR reativa o Laboratório Técnico de Arqueologia

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo reativou o Laboratório de Arqueologia após duas décadas fechado. A reabertura aconteceu graças à oficialização dos procedimentos para emissão de Endossos Arqueológicos Institucionais e reacondicionamento do acervo de arqueologia, conforme preconizado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Com isso, o espaço está apto a receber todos os achados arqueológicos de São José dos Campos (SP), desde ossadas até peças da arqueologia urbana, sob a coordenação do Arquivo Público do Município.

Igaçaba

Entre peças de cerâmicas e ossada de animais, o Laboratório de Arqueologia de São José guarda um importante material pré-histórico: uma igaçaba — urna funerária indígena com ossos de uma jovem (entre 15 e 19 anos).

Essa urna funerária foi enterrada por grupos horticultores pré-históricos filiados à tradição cerâmica tupi-guarani. O achado indígena foi entregue à Fundação Cultural em 1988, após ser encontrado por um garoto de 14 anos, na Rua Iracema (jardim Três Josés), região leste de São José dos Campos.      

Serviço

O Laboratório Técnico de Peças Arqueológicas funciona junto à sede da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O telefone para contato é (12) 3924. 7300 ramal 7411.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nossas redes sociais. Instagram: @cidadaojoseenseoficial. Facebook: Cidadão Joseense.