Primeira avaliação larvária do ano tem o menor índice em 6 anos

Nei José Sant’Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos (SP), por meio do Centro de Controle de Zoonoses, divulgou o resultado da primeira ADL (Avaliação de Densidade Larvária) deste ano realizada no município. O IB (Índice Breteau), que aponta o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, dengue, chikungunya e zika, ficou em 0,5.

O resultado é considerado satisfatório para a estação e ficou dois pontos menor que o registrado no mesmo período do ano passado, que apontou 0,7. Este é o índice mais baixo dos últimos 6 anos. Em janeiro de 2016, o IB foi de 1,4; em 2017 de 1,0; em 2018 de 1,4 e em 2019 de 1,0.

O índice considerado aceitável pelo Ministério da Saúde é de no máximo 1,0. Levando isso em consideração, o resultado mostra que a cidade encontra-se com bons indicadores de controle e classificada como satisfatória para o controle do mosquito.

A pesquisa foi realizada em todas as regiões da cidade no período de 4 a 22 de janeiro. Os agentes de combate às endemias vistoriaram 17.793 imóveis das 42 áreas urbanas do município.

Das 42 áreas trabalhadas, 23 melhoraram o IB comparado ao ano passado, 3 mantiveram iguais e 16 pioraram. Sete áreas apresentaram índice maior que 1.

As regiões que apresentaram o maior índice foram as do Cajuru, Vila Mariana I e II, Serrote, Santa Cecília I, Pousada do Vale (2,23); Palmeiras de São José, Parque Industrial (1,77) e Floradas de São José, Vila Letônia, Vila Nair, Vila Luchetti, Vila das Acácias (1,45). Essas áreas já estão sendo trabalhadas pelo CCZ com atividades de arrastão e serão priorizadas em futuras Operações Casa Limpa de combate à dengue.

As equipes do CCZ já começaram a trabalhar nas áreas que apresentaram índice larvário superior a 1 – Foto: Charles de Moura/PMSJC

Outras avaliações

Em 2020, O CCZ realizou três ADLs, a última em outubro, que indicou IB de 0,2. As outras duas pesquisas foram em janeiro com Índice Breteau de 0,7 e julho com índice de 0,1.

Ações

A Prefeitura já realizou 14 Operações Casa Limpa no município. Até o momento foram visitados 37.428 imóveis, totalizando 2.157 quadras em 41 bairros. Ao todo foram recolhidos 32.785 quilos de inservíveis.

Na próxima operação acontecerá nesta quarta-feira (27) no bairro Galo Branco e adjacências, região leste da cidade. Serão visitados 7.026 imóveis divididos em 135 quadras.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nossas redes sociais. Instagram: @cidadaojoseenseoficial. Facebook: Cidadão Joseense.