Idosos devem aguardar nova remessa de vacinas a partir do dia 23

Nei José Sant’Anna
Secretaria de Saúde

Os idosos acima de 80 anos que não conseguiram se vacinar na última segunda-feira, no início da campanha de imunização para o público entre 80 a 84 anos, deverão aguardar uma nova remessa de doses. O Governo do Estado já comunicou a Prefeitura que será enviado um novo lote a partir do dia 23 de fevereiro, porém sem definir o número exato de imunizantes.

Nesta segunda, nos 50 postos espalhados por todas as regiões da cidade (40 unidades básicas, 5 unidades avançadas da Estratégia Saúde da Família, 4 Casas do Idoso e 1 drive-thru), foram imunizados 2.900 idosos acima de 80 anos. Somente no posto volante do sistema drive-thru, localizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, foram 310 aplicações desde as primeiras horas da manhã.

A Prefeitura decidiu antecipar a vacinação do público de 80 a 84 anos devido à quantidade remanescente de doses destinadas para grupos prioritários atendidos anteriormente, de 85 anos ou mais. Como o público-alvo da faixa etária de 80 a 84 anos é de 7.122 pessoas, a quantidade não foi suficiente para atender a todos neste primeiro momento.

Mais de 300 idosos foram vacinados no drive-thru localizado no Cefe, em Santana, ao lado do Parque da Cidade – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Dias melhores

Moradora há um ano de São José dos Campos (SP), Ema Salviano, de 81 anos,  recebeu a primeira dose do imunizante contra a covid nesta segunda. “Para mim o sistema de drive-thru foi ótimo, muito bom pelo fato de não ter que enfrentar fila embaixo de sol”. 

Osmar Soares, enfermeiro aposentado, levou a sogra Valdetrudes e o tio Fernando para tomar a vacina no Cefe. “O primeiro processo de melhora é a gente tomar consciência do mal que nos cerca e tomar todas as medidas de prevenção”, disse o aposentado.

 “Estou feliz. O vírus está ai e precisamos nos proteger”, disse José Ribeiro, de 81 anos, morador do Alto da Ponte.

Também nesta segunda começou a ser aplicada a segunda dose nos idosos residentes nas instituições de longa permanência da cidade e seus colaboradores. Ao todo, foram destinadas 1.565 doses para este público específico. As equipes da Secretaria de Saúde se encarregam da vacinação dentro das próprias instituições, mediante agendamento.

Balanço

Até as 16h de segunda-feira, foram aplicadas 31.904 doses da vacina contra a covid na cidade desde o início da campanha: 25.169 em profissionais de saúde e trabalhadores dos serviços de apoio e 6.735 em idosos.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nossas redes sociais. Instagram: @cidadaojoseenseoficial. Facebook: Cidadão Joseense.