Satélite Amazonia 1 é lançado com sucesso

Foi um sucesso o lançamento do satélite Amazonia 1 pelo veículo lançador PSLV (Polar Satellite Launcher Vehicle), a partir do Satish Dhawan Space Center, em Sriharikota, na Índia. O lançamento ocorreu às 1h54 (horário de Brasília).

O Amazonia 1 foi desenvolvido em São José dos Campos (SP) pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em parceria com a Agência Espacial Brasileira.

É o primeiro satélite de sensoriamento remoto totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil.

O satélite tem quatro metros de comprimento e no espaço vai ficar a 752 quilômetros acima da superfície da Terra.

Em órbita, ele vai tirar fotos em alta resolução de todo o território nacional e terá órbita com rota entre os polos norte e sul. As imagens do planeta serão geradas a cada 5 dias.

Segundo o Inpe, o satélite também é o primeiro construído a partir da Plataforma Multimissão, estrutura inovadora desenvolvida pelo instituto, capaz de se adaptar aos propósitos de diferentes missões e, assim, reduzir custos de projetos espaciais.

Observação da Terra

O Amazonia 1 é o primeiro satélite de observação da Terra projetado e desenvolvido integralmente no Brasil e faz parte da chamada Missão Amazônia, criada para fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente na região amazônica.

A missão também vai monitorar a agricultura em todo o território nacional com alta taxa de revisita, buscando atuar em sinergia com os programas ambientais existentes.

Do espaço, o equipamento vai enviar sinal para três estações de monitoramento no Brasil. Uma em Cuiabá (MT), a outra em Alcântara (MA) e a terceira em Cachoeira Paulista (SP), e todos os movimentos do satélite serão coordenados de uma outra estação, que fica no Inpe, em São José.

O Amazonia 1 é o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação junto ao CBERS-4 e ao CBERS-4A. Esses dois últimos foram desenvolvidos pelo Brasil em parceria com a China.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nossas redes sociais. Instagram: @cidadaojoseenseoficial. Facebook: Cidadão Joseense.