GCM identifica pesca irregular no córrego Vidoca em São José

Limpeza do leito do Vidoca 19 04 2018Desde 2017, o córrego do Vidoca vem passando por revitalização – Foto: Charles de Moura/PMSJC.

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos (SP) no último domingo (21) duas redes de pesca que somavam 180 metros no córrego do Vidoca, na região oeste, próximo ao Arco da Inovação.

O local passou por uma revitalização pela Prefeitura com a limpeza do leito e margens e soltura de 6 mil peixes nativos.

Foram encontrados quatro homens e, com o apoio da Polícia Militar Ambiental, o grupo foi multado pela prática de pesca ilegal e uso de rede (R$ 1.400 cada multa) e captura de peixes da fauna nacional (R$ 1.200). O flagrante foi feito durante uma ronda dos guardas civis municipais, que encontraram ainda 38 peixes capturados e já mortos.

Os quatro foram encaminhados ao Distrito Policial onde foram ouvidos, qualificados criminalmente por crime ambiental e irão responder em liberdade.

Vidoca

A Prefeitura realiza uma série de ações sustentáveis e de preservação do meio ambiente. O córrego Vidoca, por exemplo, recebeu ainda em 2017 a limpeza do leito e das margens e dos muros de contenção, com a retirada de mato, resíduos e terra acumulados.

Logo após a limpeza, alunos da rede municipal de ensino realizaram a soltura de mais de seis mil peixes nativos da região. O entorno do córrego e áreas próximas também receberam o plantio de mudas de árvores nativas.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nossas redes sociais. Instagram: @cidadaojoseenseoficial. Facebook: Cidadão Joseense.