Licitação do transporte traz aumento de frota e mais viagens

A Prefeitura de São José dos Campos (SP) publicou na última semana o edital de licitação da concorrência pública internacional para a operação do novo modelo de transporte público do município, prevista para ser iniciada no fim deste ano.

O edital está disponível para consulta no site da Prefeitura e estabelece melhorias como aumento de frota, quantidade de viagens e transporte sob demanda.

O aumento de frequência, inclusive, só foi possível com a alteração do perfil da frota e os conceitos aplicados para a operação. Atualmente, a maior parte da frota de 389 veículos é do tipo convencional, e para a futura operação, serão 557 veículos distribuídos em cinco modelos: vans, micro-ônibus, padron e super articulado, além dos VLP’s (Veículo Leve sobre Pneus).

A quantidade de linhas também irá aumentar das atuais 101 para 112, o que irá permitir um aumento na oferta das atuais 6.798 viagens para 9.892, um acréscimo de 43%. Esse aumento de frota e diversificação nos tipos de veículo garantem um atendimento mais personalizado e permitem a otimização do sistema.

Com essas mudanças, quase metade dos usuários do transporte público (40%) irá esperar no máximo 20 minutos para embarcar em uma linha. Atualmente, 20% dos usuários embarcam em até 20 minutos.

O aumento na oferta vai ao encontro do que deseja a moradora do Jardim Paraíso do Sol, região sul, Carla Vanessa Carneiro de Carvalho, de 33 anos. “Espero que tenham mais horários e que tenha limite de passageiros sem lotação, que ao atingir um número específico de passageiros não seja possível pegar mais pessoas e que sejam mais arejados”, disse.

“Que todos que utilizam o transporte público se sintam seguros e satisfeitos”, afirma outra usuária do transporte público, a moradora do Jardim das Flores, região leste, Rute Aguiar Pinto, de 67 anos.

Demanda

Esse novo conceito de operação do sistema traz ainda a implementação de linhas com a flexibilização parcial dos itinerários e das partidas. Esse modelo de transporte sob demanda é novo no país e surge para competir com o transporte individual.

Na prática, os usuários poderão por meio de aplicativo, assim como acontece atualmente com as empresas de transporte individual, solicitar uma viagem que terá tarifa fixa integrada ou variável.

Conforto

Com veículos novos e mais modernos, além de menos poluentes, parte da nova frota oferecerá wifi gratuito, tomadas USB para carregamento de celulares, além de veículos com ar condicionado para atender os bairros mais distantes.

Essas características atendem, por exemplo, o que espera a moradora do Jardim Oriente, região sul, Natali Lopes, de 44 anos. “Que o novo transporte público possa atender as necessidades do povo com o máximo de conforto possível”, disse.

Menor tarifa

Diferente do contrato atual, vencido pela empresa que apresentou a maior outorga ao município, a futura concessão terá como vencedora a empresa/consórcio que apresentar a menor tarifa técnica.
Além disso, ações como a separação dos serviços de operação e tecnologia e investimentos vindos de outras fontes de recursos – como a aplicação de R$ 9.2milhões arrecadados com a concessão da zona azul – ajudam a amenizar o valor da tarifa cobrada do cidadão, permitindo a entrega de um serviço com mais frequência de ônibus, maior conforto para os passageiros com um valor mais baixo de tarifa.

Histórico

A construção do novo modelo de transporte público foi iniciada ainda no fim de 2018 e em janeiro de 2019 a Prefeitura contratou a FGV (Fundação Getúlio Vargas) para a realização de estudos, análise, acompanhamento e reformulação do sistema do transporte público.

A partir daí, a Prefeitura realizou uma série de audiências públicas, oficinas e reuniões para que a população participasse da criação e construção do novo modelo. Um hotsite exclusivo também foi criado e a população pode responder a uma enquete e obter informações sobre o projeto, dados do atual serviço, pesquisas, enviar sugestões, entre outros.

O futuro modelo de concessão é inovador ao separar a operação, tecnologia e o financeiro. O objetivo com essa divisão é ter empresas especializadas em cada uma das áreas e elevar a qualidade e modernização do serviço.

Tecnologias

A Prefeitura de São José dos Campos inicia no próximo dia 22 uma série de audiências públicas para apresentar as propostas dos editais de tecnologia do novo modelo de transporte público. Elas irão começar sempre às 18h e percorrer todas as regiões da cidade nos dias 22, 23, 26, 27, 28 e 29 de abril.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nossas redes sociais. Instagram: @cidadaojoseenseoficial. Facebook: Cidadão Joseense.