Projeto intersecretarias torna São José mais bonita

11 de janeiro de 2021. Rua Marquês de Maricá, Jardim Colonial, zona sul de São José dos Campos (SP). Ao trabalharem no local, funcionários de limpeza pública da Urbam (Urbanizadora Municipal S/A) constatam calçadas em mau estado de conservação, gerando riscos para os munícipes.

Imediatamente, encaminham fotos georreferenciadas para agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), que iniciam ação fiscal para solução do problema.

Em pouco tempo, as calçadas estão consertadas, melhorando a mobilidade e garantindo mais segurança aos moradores e pessoas que transitam pelo local.

Este exemplo de união de esforços para melhoria da estética urbana, tornando São José mais bonita e organizada e com mais qualidade de vida, tem se repetido em todas as regiões da cidade através de parceria entre a Urbam e o DFPM que beneficia também as áreas de mobilidade urbana e manutenção.

O projeto intersecretarias teve início em outubro de 2019. Em 17 meses, já resultou em 2.456 ações fiscais e providências para conserto de calçadas, melhorias na pavimentação e limpeza de muros pichados, entre outras demandas.

Fiscal Alexandre Tanaka analisa foto enviada por equipe da Urbam

Trabalho em equipe

Os bons resultados do trabalho em equipe foram ressaltados por funcionários da Urbam e do DFPM.

“A solução dos problemas que registramos nas nossas fotos facilita nosso trabalho na hora de varrer as ruas e agiliza as ações do DFPM e de outras secretarias. Mas sempre a maior beneficiada com esta união de esforços é a população”, disse Bruna Dias, uma das líderes de limpeza urbana na região sul de São José.

“Esta parceria vai muito além do papel fiscalizador do poder público. Dentro do seu escopo, faz cumprir eficientemente o verdadeiro papel da Administração: proporcionar segurança, mobilidade e qualidade de vida para todos os cidadãos”, afirmou o fiscal Alexandre Tanaka.

Ajuda popular

A atuação conjunta segue uma das premissas da atual Administração, que é o compartilhamento de recursos entre as secretarias municipais aproveitando a estrutura já existente, seja física, material ou humana, para melhoria dos serviços prestados à população.

Os munícipes podem ajudar a Prefeitura a agilizar o atendimento das demandas e realizar ações fiscais através do encaminhamento de denúncias e reclamações pelo canal oficial da Prefeitura, que é a Central 156 (telefone, site e aplicativo).

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nossas redes sociais. Instagram: @cidadaojoseenseoficial. Facebook: Cidadão Joseense.