Inteligência Artificial mapeia previamente incidência de mosquito da Dengue

A Prefeitura de São José dos Campos (SP) assinou acordo de cooperação tecnológica com a Visiona Tecnologia Espacial S.A. Conforme o acordo, a Prefeitura terá acesso gratuitamente a um sistema que permite prever, com até quatro semanas de antecedência, eventuais focos de infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade.

O uso da tecnologia irá contribuir para as ações preventivas da Secretaria de Saúde com relação ao combate à Dengue, Febre Amarela Urbana, Chikungunya e Zika. A iniciativa faz parte do Plano de Governo 2021/2024 por meio da Lei da Inovação.

A Visiona Tecnologia Espacial é uma empresa joseense,  joint venture entre a Embraer Defesa & Segurança e a Telebras.

O acordo foi celebrado por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e a Visiona, distribuidora exclusiva da tecnologia Dipteron no Brasil.

Antecedência

Segundo os técnicos da secretaria, essa tecnologia é de utilização inédita no mundo. São José dos Campos está sendo a primeira cidade do país e do mundo a testar para depois validar o sistema para a gestão de saúde pública.

O algoritmo ou sistema de inteligência artificial, desenvolvido pela empresa alemã Dipteron analisa o histórico de casos, densidade larvária e variáveis climáticas de anos anteriores para representar espacialmente as áreas críticas para possíveis infestações do mosquito.

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, tem acesso ao portal de geointeligência para avaliação dos dados obtidos. A tecnologia estará integrada na plataforma de geointeligência da Visiona.

Sem custo

A aplicação do sistema deverá ser iniciada nesse mês de maio. Não haverá custo para a Prefeitura, porque faz parte do acordo de cooperação tecnológica, previsto em lei municipal de incentivo à inovação.

A medida será de muita importância para ampliar ainda mais o controle da Dengue na cidade, como já ocorre por meio de outras inciativas.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nossas redes sociais. Instagram: @cidadaojoseenseoficial. Facebook: Cidadão Joseense.