Vacinação contra a gripe atinge 60 mil pessoas em 6 semanas

Chegando aos meados da campanha nacional de vacinação contra a gripe, São José dos Campos (SP) imunizou 60.138 pessoas. Conforme o balanço parcial de quinta-feira (20), o grupo com maior cobertura é o das gestantes (43,9%), seguido pelo das crianças (42,7%), puérperas (42,4%) e dos trabalhadores da saúde (39,6%). Idosos e professores, que começaram a ser vacinados há duas semanas, estão respectivamente com 20,8% e 8,6% da população-alvo.

Iniciada no dia 11 de maio, a segunda etapa prossegue nesta semana em todas as UBS Resolve e vai até 8 de junho, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, com distribuição de senhas ao meio-dia. Além dos idosos de 60 anos ou mais e professores, continuam a ser vacinados os integrantes do público atendido na primeira fase – trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mães com até 45 dias após o parto) e crianças de 6 meses a menos de 6 anos.

Quem pertence a um desses grupos e tomou a primeira ou segunda dose contra a covid deve aguardar 14 dias para receber a vacina contra a influenza. O intervalo é necessário para que possam ser identificadas as reações de uma e de outra, se ocorrerem.

Próxima etapa

Na terceira e última etapa, de 9 de junho a 9 de julho, serão vacinados os seguintes grupos: doentes crônicos, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. O público total estimado é de 279.643 pessoas.

Por causa da pandemia, a campanha deste ano inverteu os períodos dos grupos vacinais e está ocorrendo à tarde para não concorrer com a vacinação contra a covid. A nova distribuição procura evitar aglomerações e respeitar o distanciamento físico.

É importante que os públicos prioritários procurem a unidade básica de saúde mais próxima e tomem a vacina. Basta levar a caderneta de vacinação ou documento com foto.

Infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, a gripe é causada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a doença, que pode levar a complicações graves e até a morte.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nossas redes sociais. Instagram: @cidadaojoseenseoficial. Facebook: Cidadão Joseense.