Limpeza de canaletas das avenidas garante segurança viária

Cerca de dez quilômetros de canaletas das principais avenidas de São José dos Campos (SP) estão passando por uma faxina geral. Essa limpeza específica é importante por ser tratar de uma manutenção preventiva.

O trabalho feito nas avenidas Florestan Fernandes, Jorge Zarur, Eduardo Cury, Mário Covas, Teotônio Vilela e Shishima Hifumi evita que em períodos de chuva ocorram alagamentos. Com as canaletas desobstruídas, a água escoa com facilidade.

Mas além de terra e mato, o que mais os funcionários da Secretaria de Manutenção da Cidade retiram dessas canaletas?

Os sete servidores coordenados pelo líder Adilson Machado, 51 anos, contam que encontram pedras, muitas garrafas pet, sacolinhas plásticas e até peças de carros. “Tudo vai parar na canaleta” revelam.

Para a limpeza, que exige que eles enfrentem água e lama, são usadas enxadas, rastelos, garfos e pás. As botas de borracha e as luvas grossas usadas pela equipe protegem também do frio. “Usamos todos os EPIs, mas o principal é a coragem para enfrentar esse frio”, brinca Adilson. E coragem essa turma tem de sobra. São 8 horas diárias com a enxada nas mãos.

Todo resíduo retirado é deixado nas margens das avenidas para secar e depois ser retirado com máquinas retroescavadeiras.

O serviço começou agora em maio e segue até o final de junho. Também passam pela limpeza as canaletas que ajudam no escoamento de água dos viadutos. Estão na programação da equipe da Regional Centro nos próximos dias os viadutos da Kanebo e Nadim Rahal.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nossas redes sociais. Instagram: @cidadaojoseenseoficial. Facebook: Cidadão Joseense.