São Francisco Xavier vai ganhar núcleo da Defesa Civil

Com o objetivo de ampliar a aproximação da Defesa Civil com a comunidade e garantir atendimento ainda mais rápido e eficiente às demandas, a Prefeitura de São José dos Campos (SP) vai implantar no mês que vem o Nupdec (Núcleo de Proteção e Defesa Civil) do distrito de São Francisco Xavier, na região norte.

As obras da unidade, que também terá uma brigada contra incêndios, já estão na reta final.

Nupdecs são grupos formados por moradores voluntários que atuam nos locais onde residem para prevenir e reduzir a ocorrência de desastres em áreas consideradas de risco.

O trabalho é feito em conjunto com a Defesa Civil, que oferece capacitação aos moradores para que tenham condições de auxiliar no reconhecimento de sinais que indiquem situações de risco e para atuarem preventivamente na comunidade.

São José possui outros Nupdecs nos bairros Vista Verde (região leste) e Jardim Limoeiro (zona oeste).

Moradora de São Francisco Xavier e voluntária da Defesa Civil, Paula Aparecida de Souza, 24 anos, destaca a importância da nova unidade.

“O Nupdec de São Francisco será fundamental a Defesa Civil criar um vínculo afetivo ainda maior com a comunidade do distrito e com os turistas. Também poderemos prestar atendimento mais rápido e eficiente às demandas”, disse Paula, que integra a APA (Área de Proteção Ambiental) de São Francisco, uma unidade de conservação ambiental sob gestão da Fundação Florestal.

Unidade começará a funcionar em julho e terá brigada de incêndio

Operação Estiagem

A Prefeitura tem investido na capacitação constante dos agentes e voluntários da comunidade e na compra de novos equipamentos, carros e uniformes para aprimorar cada vez mais o atendimento à população.

Desde o início de junho, os 25 agentes e 120 voluntários estão empenhados na Operação Estiagem 2021, que prosseguirá até o próximo dia 1º de dezembro e tem a missão de combater incêndios e queimadas em mato, florestas e áreas verdes do município.

O trabalho neste ano tem uma novidade. A Prefeitura criou a mascote Dona Brasa, que interage com a população dando dicas e orientações, porque a prevenção é a melhor forma de combater os incêndios.

Foi desenvolvida cartilha, que está disponível no site da Prefeitura. Também está sendo realizada campanha especial com materiais veiculados em jornais e emissoras de rádio.

Para mais informações, acesse o site da Prefeitura. Envie seu CEP para 40199 e receba notificações de emergências.

E lembre-se: queimada é crime. Denuncie gratuitamente através do telefone 190. Em casos de emergência, ligue 193.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nossas redes sociais. Instagram: @cidadaojoseenseoficial. Facebook: Cidadão Joseense.