Educação infantil oferece atividades em podcasts a crianças

“Olá crianças, olá queridas famílias, tudo bem? Algumas pessoas sonham em alcançar a lua, há quem queira ser artista, as pessoas são diferentes e cada uma tem seu próprio sonho. E você?”. Animação, reflexões e frases acolhedoras servem de abertura para os podcasts do Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais (Cite), disponíveis na plataforma Spotify para os alunos da Educação Infantil da rede de ensino municipal.

A novidade começou em maio e tem agradado os pequenos ouvintes que, junto dos pais e responsáveis, seguem as orientações da equipe de professores especialistas do Centro, aprendem e depois compartilham suas atividades. Os episódios podem ser acompanhados aqui aqui

Interação

As vozes das professoras acolhem, orientam, cantam e servem de diretriz para as atividades dedicadas especialmente às crianças. “Para atendermos as famílias, apreendemos a gravar os podcasts e, assim, nos aproximamos ainda mais das crianças. O formato já é conhecido e utilizado por muita gente, esperamos que a comunidade aprecie a nossa nova forma de interagir e educar”, comenta a professora Aline Campos.

“É uma alegria fazer parte do programa Educação 5.0, semanalmente preparamos os materiais que vão ficar disponíveis para as famílias. As propostas visam interação das crianças com o espaço onde estão, com suas famílias e as brincadeiras”, diz a professora Selma Monteiro, também da equipe do Infantil no Cite.

As professoras ficam sem máscara, em ambiente controlado e reservado, apenas para captação da voz durante a gravação.

Para Cibele Cristina de Toledo Araújo, mãe da aluna Alice de Toledo Araújo, 6 anos, do Nei (Núcleo de Educação Infantil) Sônia Mara, as atividades se destacam porque “são sempre diferenciadas, buscando ensinar de uma forma lúdica”.

“A Alice é super curiosa e esses podcasts estão ajudando muito, são muito explicativos, auxiliando nas aulas em casa. Além de ir para a escola, ela faz as atividades online”, diz Cibele.

“O podcast é uma estratégia de comunicação digital que nos aproxima mais das famílias, que podem ouvir durante as atividades domésticas, ou no carro, otimizando o tempo. E temos bons resultados no aprendizado das crianças”, completa Selma.

Você sabia?

– O Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais) da Prefeitura de São José produz semanalmente em torno de 460 links para acesso a diversos materiais.

– Todas os estudantes da rede municipal podem acessar os conteúdos, são cerca de 70 mil alunos matriculados nas 161 escolas.

– Ferramentas Google Educacional: foram criadas cerca de 4 mil contas educacionais para professores e cerca de 38 mil contas para alunos (Ensino Fundamental).

– Até 10 mil chips de internet poderão ser distribuídos para os estudantes que mais precisam para acesso às atividades educacionais, a distribuição já acontece nas escolas.

– Todo conteúdo é disponibilizado no portal edusjc. Cada aluno recebeu um e-mail institucional para acessar os conteúdos e atividades do Cite e de sua escola, com recursos audiovisuais e muito mais. Confira!

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nossas redes sociais. Instagram: @cidadaojoseenseoficial. Facebook: Cidadão Joseense.