Moradores comemoram chegada da coleta seletiva

Moradores do Portal dos Pássaros, na região sudeste, comemoram a chegada da coleta seletiva no bairro. Na última sexta-feira (25), foi o primeiro dia que o caminhão passou para recolher os materiais recicláveis nas ruas do bairro. 

Caroline Banharoto foi ao encontro do caminhão para entregar os materiais recicláveis. “Me mudei para o bairro esta semana. Fiquei bem feliz que já de cara teremos a coleta seletiva. Vi nas redes sociais o nome do bairro e fiquei contente, pois onde eu morava já havia coleta seletiva”.

A moradora Taila Souza também disponibilizou os materiais recicláveis no primeiro dia da coleta seletiva. “É muito importante contarmos com a coleta seletiva. Sabemos que muitos vivem da renda dos recicláveis, além dos benefícios ambientais”.

Da mesma forma, moradores de outros quatro bairros: Chácara Santa Helena, Bica D´Água e SetParque (leste) e Residencial Independência (norte), também já contam com o serviço de coleta seletiva a partir de 21 de junho. A inclusão visa atender aos bairros regularizados.

Benefícios

Com o novo plano de coletas de lixo, também houve aumento na oferta de dias que os caminhões da coleta seletiva passam nos bairros com grande concentração habitacional como: Jardim Del Rei, Jardim Portugal, Jardim Estoril, Jardim Madureira, Bosque dos Eucaliptos, entre outros.

Foi extinta a coleta seletiva na cidade após às 22 horas e os setores foram remanejados para outros turnos, sem incômodo à população.

O objetivo é melhorar ainda mais o atendimento aos moradores e agregar as novas demandas em função do crescimento da cidade.

Orientação

Desde o início das alterações das coletas comum e seletiva as equipes de fiscalização estão acompanhando os caminhões nos bairros. A equipe de educação ambiental também orienta sobre as mudanças e elimina as dúvidas dos moradores. Um carro de som reforça as informações nos bairros.

Mais melhorias

As programações das coletas comum e seletiva estão mais homogêneas, pois todos os bairros têm sua frequência única, e praticamente cada região também tem sua programação unificada.

Além dos benefícios para a população, o plano bem elaborado trará eficiência no serviço e minimização das emissões atmosféricas. Essas modificações facilitarão o monitoramento, a fiscalização dos serviços e deverão resultar numa maior adesão dos moradores ao novo sistema.

Todos os setores de coletas comum e seletiva passaram a ter itinerários eletrônicos e mapas georreferenciados.

Adesão

Foi feito um amplo trabalho de divulgação em respeito aos cidadãos, que resultou no sucesso da implantação do novo plano de coletas. Os moradores entenderam as melhorias propostas, o que é demonstrado na grande adesão aos novos dias e horários das coletas.

A Urbam realizou panfletagem nas residências com a entrega de um folheto contendo as alterações previstas, além de entrevistas, campanhas na mídia e publicações em sites e mídias sociais da Prefeitura de São José dos Campos e da Urbam.

As alterações nos dias e horários das coletas comum e seletiva por rua ou por bairros em São José dos Campos podem ser consultadas no site da Urbam: www.urbam.com.br

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nossas redes sociais. Instagram: @cidadaojoseenseoficial. Facebook: Cidadão Joseense.