Redução da criminalidade em São José e CSI viram referência

A queda constante e progressiva dos índices de criminalidade de São José dos Campos, o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) com mil câmeras inteligentes e com alta tecnologia e o programa São José Unida de integração das forças policiais atraíram lideranças da área de segurança pública de São José do Rio Preto (SP).

Representantes da Prefeitura visitaram a cidade durante dois dias da semana passada, quando conheceram o CSI e as instalações e a infraestrutura operacional da GCM (Guarda Civil Municipal).

“Ficamos muito impressionados com o CSI, que possui tecnologia de primeiro mundo e um serviço muito bem coordenado. Também gostamos muito do sistema de instrução da GCM. Atuei 35 anos na Polícia Militar e poucas vezes vi um programa de segurança tão eficiente como o de São José”, disse o assessor da Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança de São José do Rio Preto, coronel Luís Henrique Di Jacintho Santos.

“Não é surpresa a queda dos índices de criminalidade. O que São José tem feito é referência para as outras cidades. Viemos conhecer os programas para implantarmos em Rio Preto com as adaptações para nossa realidade”, completou.

São José Unida

A implantação do CSI em 6 de abril último e a instalação de mil novas câmeras inteligentes por toda a cidade integram o Plano de Gestão 2021-2024 e as ações do programa São José Unida.

A Prefeitura disponibilizou minicentrais do CSI para as forças de segurança instalarem em suas sedes, o que têm contribuído nas investigações e soluções de homicídios, furtos e roubos de veículos, entre outros crimes.

A cidade registrou em 2019 e 2020 os menores índices de criminalidade desde 2002 e as taxas continuam caindo. O primeiro semestre de 2021 teve os menores indicadores na comparação com o mesmo período dos últimos 21 anos.

São José é a mais segura do Brasil entre as 49 com mais de 500 mil habitantes em relação à taxa de mortes violentas (homicídios + latrocínios) a cada 100 mil habitantes.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nossas redes sociais. Instagram: @cidadaojoseenseoficial. Facebook: Cidadão Joseense.