Educação de São José mantém alto grau de satisfação, diz Indsat

A Educação em São José dos Campos (SP) mantém boas avaliações e se posiciona, mais uma vez, acima da média das cidades de grande porte, segundo a Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos).

Segundo pesquisa realizada no mês de julho, a Educação da cidade obteve 666 pontos no ranking, o que indica Alto Grau de Satisfação. A média das demais cidades de grande porte foi de 599 pontos. A Indsat mede a satisfação de 16 serviços públicos nas 10 maiores cidades do Estado desde o último trimestre de 2016.

Os 16 serviços públicos da cidade foram avaliados e a Educação ficou em 9º lugar no ranking doméstico, mantendo um desempenho estável desde o ano anterior. De novembro de 2020 a julho deste ano, a pontuação de São José foi superior à média das demais cidades consideradas de grande porte pela pesquisa. 

Os números são resultado de 600 entrevistas com moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%. Mais detalhes no site da Indsat

Metodologia

Enquanto o grau médio de satisfação se refere aos setores que conquistam entre 500 e 649 pontos, o alto grau é a classificação exclusiva dos segmentos que registram entre 650 e 799 pontos. A partir de 800 pontos, a área passa a ser classificada com grau de excelência.  

Todo município brasileiro pode participar dos estudos trimestrais de avaliação administrativa do Indsat. São 16 serviços públicos avaliados por trimestre, além de pesquisas para deputado, prefeito, governador e presidente da República. 

As cidades avaliadas pela Indsat foram divididas em três agrupamentos populacionais: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.A classificação do número de habitantes de um município é baseada nas projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para a Indsat, a previsão é de que São José dos Campos alcance 716.688 habitantes em 2021, portanto, o município é integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nossas redes sociais. Instagram: @cidadaojoseenseoficial. Facebook: Cidadão Joseense.