Estudo de primatas ganhará adeptos em São Francisco Xavier

Em tempo de comemoração do mês de aniversário, o distrito de São Francisco Xavier é palco de um importante trabalho de identificação e monitoramento de primatas, que terá a participação da comunidade.

A Prefeitura de São José dos Campos (SP) executa esse projeto em parceria com o ICMBio e a Fundação Florestal, para proteção dos primatas do distrito, onde vivem cinco espécies, algumas ameaçadas, como o Muriqui, o maior primata das Américas, e o Sagui-da-serra-escuro, entre outros.

Os pesquisadores têm percorrido trilhas em áreas de mata para reconhecimento do território, com a colaboração dos guias experientes de São Francisco Xavier, para observação dos primatas. A elaboração dos projetos de pesquisa científica está sendo finalizada, com obtenção das licenças e autorizações dos órgãos responsáveis.

Participação

O objetivo agora é que o estudo e monitoramento tenham a participação da comunidade local por meio da ferramenta de ciência cidadã, visando o entendimento e sensibilização pela população sobre a importância da proteção dos primatas.

Segundo pesquisadores nacionais e internacionais que estão desenvolvendo as pesquisas em São Francisco Xavier, os joseenses devem ter orgulho de ter em seu território tantas espécies de primatas, animais que têm papéis relevantes para a conservação dos ambientes florestais. Essa concentração de diferentes espécies podem credenciar São Jose dos Campos como a “capital” dos primatas da Mata Atlântica.

Especialistas também ressaltam a necessidade de se realizarem estudos sobre os locais de ocorrência desses primatas em nosso território, que tem ausência de levantamento e de monitoramento das espécies. Por essa razão, agência internacionais e o COMAM de São José dos Campos estão destinando recursos financeiros para a realização de varias linhas de pesquisas que deverão ajudar a entender a população e seus hábitos, conhecimento fundamental para a conservação.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.