Prefeitura investe R$ 9,5 milhões na Atividade Delegada

A Prefeitura de São José dos Campos (SP) já investiu R$ 9,5 milhões na Atividade Delegada desde a retomada do convênio com a Polícia Militar em setembro de 2017.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Proteção ao Cidadão, cedeu oito viaturas e 10 motos para intensificação do trabalho em todas as regiões da cidade sem onerar os veículos que a PM utiliza diariamente no atendimento à população em outras ações da corporação.

Também foi ampliado o treinamento ministrado pelos agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais) aos policiais militares para atuação em ações fiscais referentes a comércio ambulante, irregularidades em estabelecimentos comerciais e perturbação do sossego público. Desde 2017, foram capacitados 406.

São José Unida

Desde o registro dos primeiros casos de covid-19 no município, em março de 2020, a Atividade Delegada tem contribuído nas operações preventivas integradas executadas pela Prefeitura e as forças de segurança no combate às aglomerações para diminuir a propagação da doença.

A Atividade Delegada faz parte das ações do programa São José Unida, que tem como objetivo evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade, o que tem acontecido de forma constante e progressiva desde 2019.

As ampliações e consolidações do São José Unida e da Atividade Delegada integram o Plano de Gestão 2021-2024.

“A retomada e o reforço da Atividade Delegada integram uma série de medidas criadas pela Prefeitura dentro do programa São José Unida e que vêm produzindo excelentes resultados, refletindo diretamente na redução da criminalidade”, disse o comandante interino do 1º BPMI (Batalhão de Policiamento do Interior), major Paulo Cavalheiro.

“Com estas ações integradas, São José é hoje uma das cidades mais seguras do estado de São Paulo”, completou.

Aprovação popular

Munícipes consultados destacaram a importância da Atividade Delegada para garantir mais segurança nas vias públicas.

“É muito importante a Atividade Delegada e o reforço no policiamento para que possamos ter mais segurança e tranquilidade para exercer nossas atividades”, afirmou o empresário Marcelo Léo, que mora no Parque Industrial, na região sul, e trabalha no centro.

“É fundamental este investimento feito pela Prefeitura e esperamos que tenha continuidade. Quanto mais policiamento nas ruas, mais segurança para todos nós”, disse o controlador de acesso Jorge Garcia, que tem 26 anos e mora no Jardim Santa Inês 3, na região leste.

Mais segurança

A Atividade Delegada é realizada através de convênio entre a Prefeitura e a Polícia Militar. Desde 2017, o centro e pelo menos 40 bairros de todas as regiões da cidade já foram beneficiados.

Atualmente, uma média de 40 PMs trabalham diariamente, em horário de folga, fardados e equipados, em operações programadas para áreas previamente definidas em plano de trabalho elaborado pela Polícia Militar em conjunto com a Administração municipal.

Saiba mais sobre a Atividade Delegada no site da Prefeitura.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.