Programa de educação para o trânsito chega às escolas

A Prefeitura de São José dos Campos (SP) iniciou nesta semana o programa Educa, que trata da educação para o trânsito, nas escolas da rede municipal de ensino. A ação é inédita no país e foi idealizada pelo ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), que escolheu São José dos Campos como uma das cidades para implantar o projeto piloto.

Inicialmente, 10 escolas terão a disciplina de educação para o trânsito para cerca de 6.300 alunos do 1º ao 9º ano. Uma delas é a EMEF Therezinha do Menino Jesus, no Dom Pedro I, região sul da cidade, e que recebeu nesta quinta-feira (2), uma atividade do programa.

Com os alunos do quinto ano, o professor João Victor Nunes Pereira, de 26 anos, realizou uma atividade de debate, onde as crianças se dividiram em grupos e tiveram que falar sobre algumas características que compõem a mobilidade urbana.

“Pegamos alguns tópicos como acessibilidade, trânsito legal, planejamento urbano e criamos uma discussão com as crianças pra ver o que eles entendiam sobre esses temas”, conta João. “A mobilidade urbana faz toda a diferença, com relação às leis, respeito, é um tema muito importante pra ser trabalhado dentro da escola”, completa.

O aluno Francisco da Silva Moreira, de 10 anos, gostou da novidade. “É bem legal e diferente. Aprendi que temos que respeitar as coisas que temos na rua”, diz. “É importante respeitar as leis, só que nem todos respeitam as regras e as leis”, conclui.

Além da atividade de debate, outra turma do quinto ano da escola realizou uma atividade de leitura do material didático do Educa e pesquisas na internet. “No começo do livro fala, por exemplo, que se tiver jogando bola na rua é importante prestar a atenção pra ver se não está vindo carro”, conta Yago Nicolas da Silva, de 10 anos, que já percebeu a importância da educação para o trânsito. “Legal porque fala sobre como funciona o trânsito e como evitar acidente”, completa.

A professora Maiara Carvalho, de 28 anos, está há três anos na rede municipal de ensino e vê o projeto como fundamental para tornar o trânsito mais seguro. “Os alunos são os nossos semeadores, através deles é que vamos conseguir fazer a diferença, os melhores fiscais que nós temos são eles, irão cobrar os pais, os responsáveis, e dar orientações daquilo que pode e não pode”, afirma.

O projeto

O Educa possui um conteúdo baseado na legislação brasileira e está alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular de Educação). Os livros didáticos incluem um manual do professor com todas as orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Todos os livros foram produzidos pelo ONSV em parceria com o Sesi e doados à Prefeitura. De acordo com o ONSV, o programa traz uma abordagem crítica de temas como saúde, meio ambiente, ética e cidadania, com o foco na mobilidade urbana.
A atual Administração Municipal acredita na conscientização e educação para o trânsito já que, na maioria das vezes, os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, investe em campanhas educativas e realiza ações diárias no município.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.