Projeto Galerias do Empreendedor concorre a prêmio mundial

O programa Galerias do Empreendedor, da Prefeitura de São José dos Campos (SP), está entre os 10 projetos finalistas de soluções inovadoras para o mercado.

O prêmio “Inspiring Solutions” é organizado pela IASP (sigla em inglês para Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos e Áreas de Inovação) e avalia o impacto de projetos criados por ambientes de inovação de todo o mundo.

Criadas em 2012, as Galerias do Empreendedor funcionam como centros comerciais em bairros mais distantes do centro cidade.

O objetivo é apoiar e incentivar o empreendedorismo junto às comunidades locais, estimulando os pequenos negócios e a geração de emprego e renda.

As Galerias do Empreendedor foram implantadas nos bairros do Putim, região sudeste, e Campo dos Alemães, região sul.

O programa está sob a responsabilidade administrativa do Parque Tecnológico São José dos Campos, que promove a formação e acompanhamento contínuo dos empreendedores participantes do programa.

Os empreendedores recebem treinamentos e assessorias, realizados por colaboradores do Parque, em parceria com o Sebrae-SP.

A próxima etapa do Inspiring Solutions é a votação de todos os parques e áreas de inovação associados. A IASP vai premiar os três projetos mais votados com medalhas de ouro, prata e bronze em sua conferência anual, que ocorre de forma online de 28 a 30 de setembro de 2021.

Empreendedorismo

Ao longo dos nove anos, mais de 90 empreendedores passaram pelo programa Galerias do Empreendedor, que seleciona os microempresários por meio de processos seletivos. Nesse período, houve 12 seleções.

O ponto comercial é locado por uma taxa de contribuição simbólica, bem abaixo dos valores de mercado.

Os candidatos selecionados participam de treinamentos, assessorias, palestras e viagens durante o período em que residem no programa. Cada empresa pode ocupar uma vaga por até 60 meses. Depois desse período, a ideia é que o empreendedor se estabeleça em um ponto comercial no próprio bairro.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.