São José conquista a marca de 1 milhão de doses aplicadas

São José dos Campos (SP) atinge nesta quarta-feira (29) a marca de 1 milhão de doses aplicadas em públicos acima de 12 anos, com ou sem comorbidades, da 1ª até a 3ª dose. 

Desde o dia 20 de janeiro, quando começou a vacinação no município, e até a última terça-feira (28), foram aplicadas 996.846 vacinas –567.529 em 1ª dose, 408.887 em 2ª dose, 16.125 em dose única e 4.305 em 3ª dose.

Mais de 70% da população apta a receber vacinas contra a covid já foi completamente imunizada com duas doses ou dose única em São José. O índice é referência de boa cobertura vacinal e ainda não foi atingido pela Itália (67.1%). França (65.3%), Alemanha (63.4%), Estados Unidos (54.6%) e Brasil (40.6%), segundo o Our World in Data, da Universidade de Oxford.

A adesão à vacina em São José tem superado as expectativas. Nas faixas etárias de 60 a 69 anos e de 70 anos ou mais, a cobertura passou de 100% na 2ª dose. Na 1ª dose atingimos 94% de cobertura.

A cidade bateu recorde de vacinação com 17.309 doses aplicadas em um único dia, em 8 de setembro e, em pouco mais de 8 meses de vacinação, antecipamos o calendário por idades de acordo com as doses disponíveis para acelerar a vacinação.

Abrangência

A vacinação em São José abrangeu desde adolescentes, adultos e idosos sem comorbidades até pessoas com diferentes tipos de comorbidades, deficiência, gestantes e puérperas, adultos com imunossupressão, pessoas acamadas e idosos residentes em instituições de longa permanência.

“Nosso objetivo é chegar a 90% da população completamente imunizada. A vacinação em massa interrompe a circulação do vírus e protege contra as formas graves da doença. Com os índices que temos já é possível observar nitidamente a redução do número de pessoas contaminadas”, disse a médica Tereza Cardoso, chefe da Vigilância Epidemiológica em São José dos Campos.  

O avanço constante da vacinação em São José permitiu a redução de casos e mortes. Os casos positivos em relação a todos os testes feitos em São José representam entre 6% e 7% do total, abaixo do limite considerado bom, de até 10%.

A média diária de novos casos de covid na cidade também registra queda.

Na semana de 28 de agosto até 4 de setembro, a média diária de novos casos confirmados era 76. Na semana de 19 a 25 de setembro, a média caiu para 34.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.