Prefeitura retoma projeto de prevenção de queda em idosos

A Prefeitura de São José dos Campos (SP) vai retomar ainda este ano o programa Viver a Melhor Idade Sem Traumas. A primeira etapa já começou, com o Projeto de Prevenção de Quedas em Idosos para estimular a prática de exercícios físicos, que podem ser feitos em casa, para fortalecer a musculatura dos membros inferiores. 

O projeto é do Núcleo de Saúde do Adulto/Idoso da Secretaria de Saúde de São José dos Campos, que está preparando vídeos e material de divulgação com o passo a passo para ensinar as pessoas a fazer pequenos movimentos em casa, com segurança.

A meta do projeto é conscientizar os idosos sobre as situações de risco. Cerca de 30% das pessoas com mais de 65 anos caem pelo menos uma vez por ano. Depois dos 80 anos, essa porcentagem pode chegar a 50%. Entre as consequências das quedas estão a fratura do fêmur, que é uma das mais graves. 

O rompimento do fêmur tem grandes chances de impactar na qualidade de vida dos idosos. De 30% a 40% dos idosos que quebraram o fêmur não conseguem recuperar totalmente sua capacidade funcional. 

A queda é a principal causa da morte acidental entre os idosos e é considerada um problema de saúde pública.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.