Ação da Prefeitura chama a atenção para respeito com idosos

A Prefeitura de São José dos Campos (SP), por meio das secretarias de Apoio Social ao Cidadão e Mobilidade Urbana, realizou ontem (07) uma ação educativa para incentivar o respeito dos condutores à travessia de idosos em faixas de pedestre não semaforizadas. A atividade integra as campanhas “Cada olhar, uma história” e “Sinal de Gentileza”.

A ação aconteceu em uma faixa de pedestre da avenida Rui Barbosa, em Santana, região norte da cidade. No local, uma agente da mobilidade e uma profissional da Sasc realizaram uma abordagem incentivando os condutores a pararem para a travessia dos pedestres e com a entrega de um material educativo sobre os cuidados e respeitos que os idosos merecem.

Na campanha Cada olhar, uma história, são destacadas as várias formas de velhices, com as particularidades de cada pessoa e o respeito que devemos ter para com os idosos, em respeito ao artigo 8º do Estatuto do Idoso, que traz que o envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social.

Já a campanha Sinal de Gentileza é realizada desde 2019 em São José dos Campos e tem o objetivo de melhorar a relação entre os usuários das vias, principalmente do respeito aos mais vulneráveis na mobilidade, que são os pedestres e ciclistas.

A ação integrada de ontem (07) agradou a moradora de Santana, Helena Vacareli Rangel, de 65 anos. “Sempre passo por aqui, essa ação ajuda bastante porque o bairro tem muitos idosos”, disse.

“Não estou tão idosa, mas já sinto dificuldade, tem dias que parece que você não está bem e precisa de uma orientação e tendo essa ação de vocês ajuda muito. Já peguei o folder e vou ler em casa”, completa Helena.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.