RetomaSP atende cerca de 1.000 pessoas e anuncia investimentos

O RetomaSP, evento promovido pelo Governo de São Paulo para promover a retomada da economia paulista, atendeu em São José dos Campos (SP) cerca de 1.000 pessoas em serviços como mutirão de empregos, empréstimos a pequenos empreendedores e serviços digitais do Poupatempo.

O atendimento à população aconteceu entre 8h e 16h em estandes montados no Centro da Juventude.

Aos 18 anos, Laisla Gabriela dos Santos, moradora do Jardim América participou do mutirão do emprego do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e conseguiu sua primeira oportunidade. Ela foi encaminhada para uma vaga de atendente em uma lanchonete. “Vou fazer uma entrevista. É uma ótima oportunidade. Espero conseguir meu primeiro emprego”, disse.

Laisla está à procura de um trabalho para poder cursar faculdade de Marketing. “Em casa só tem uma renda para sustentar todo mundo. Quero trabalhar para ajudar e também fazer minha faculdade”.

O mutirão do emprego foi um dos serviços mais procurados durante o evento e fez o encaminhamento de mais de 140 pessoas.

Outro programa oferecido à população foi o Bolsa Trabalho, que disponibiliza renda mensal de R$ 535 por quatro horas de trabalho diário e a presença em cursos de formação. Em São José, acordo firmado entre a Prefeitura e o Governo de SP possibilitou a oferta de 140 bolsas.

Contemplada com o programa, a cozinheira Rejane da Silva Pereira, 55 anos, moradora do Jardim Nova Esperança, afirmou que a oportunidade resgatou sua autoestima e dignidade. Ela estava sem trabalhar há cerca de três anos.

Com a bolsa, ela trabalha como auxiliar de limpeza no PAT e faz curso de promotora de eventos. “Tem o trabalho e o curso, isso trouxe minha dignidade de volta. E como trabalho no PAT estou sempre atenta às vagas que aparecerem. Quero trabalhar como cozinheira industrial”.

Quem também foi beneficiada com a bolsa foi a assistente social Anna Paula Corrá Siqueira, 41 anos, moradora do Jardim Satélite. Anna Paula estava desempregada há dois anos e conseguiu uma bolsa para atuar na área administrativa do poliesportivo João do Pulo. “A bolsa ajuda. E eu preciso colaborar com o sustento de casa, me aperfeiçoar, produzir e voltar para o mercado de trabalho”, disse. Anna Paula também toca um projeto focado no protagonismo do idoso por meio de serviços de acompanhamento humanizado.

Parque Tecnológico

No Parque Tecnológico, foram realizadas palestras sobre as perspectivas do mercado de trabalho e o cenário econômico para os próximos meses. O evento, que registrou a presença de cerca de 500 pessoas, contou com o encerramento do governador João Doria, que ressaltou a importância do avanço da vacinação no Estado.

“Durante algum tempo tivemos que nos preocupar com a vacina no braço. Mas não podemos esquecer da comida no prato. O papel fundamental do Estado é facilitar, criar mecanismos para que as pessoas possam encontrar emprego e incentivar os empreendedores”, afirmou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, anunciou investimentos de R$ 28 milhões em programas sociais de apoio à retomada econômica para as cidades da região.

“A economia paulista vai crescer, apesar da crise sanitária, cerca de 7,5% este ano. Mas nesse momento nosso foco é ajudar os que mais precisam, os que mais sofreram com a pandemia”, disse.

Além do governador Dória e da secretária Patrícia Ellen, também esteve presente no evento o ex-ministro da Fazenda e atual secretário da Fazenda e Planejamento do Estado, Henrique Meirelles.

Cenários

Na parte da manhã, o evento contou com as palestras sobre a Tecnologia 5G e as oportunidades de mercado, pelo vice-presidente da Ericsson, Tiago Machado e a Retomada e Efervescência da Inovação, pelo economista Ricardo Amorim.

Na parte da tarde, foram abordados os temas cenários atuais da exportação, capacitação e oportunidades de negócios e cenários e tendências econômicas, pelo ex-diretor do Banco Central Alexandre Schwartsman.  

O RetomaSP está sendo realizado em 16 Regiões Administrativas do Estado e tem por objetivo debater e promover programas e serviços que estimulem e retomada econômica paulista pós-pandemia.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.