Empreende Virtual 2021 apresenta mais de 150 projetos

“Juntos com as escolas e os alunos nós sonhamos, planejamos e empreendemos. Hoje é dia de celebrarmos nossos sonhos.” Este foi o tom da abertura do Empreende 2021, um dos maiores eventos de Educação Empreendedora do país, que neste ano acontece em formato digital, com acesso pelo portaledu

A rede de ensino municipal desenvolveu projetos de empreendedorismo durante o ano que envolveram mais de 1.500 alunos, do Pré 2, com a Pedagogia Empreendedora dos Sonhos na Educação Infantil, até o Ensino Fundamental, com ideias criativas e modernas desenvolvidas por meio das atividades do componente Enriquecimento Curricular.

Todo o trabalho exposto no evento no formato digital é coordenado pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora). O Empreende acontece desde 2018, neste ano com adaptações para o formato remoto e, em 2022, deverá retornar ao formato presencial.

Festa

A abertura aconteceu em clima de festa, respeitando os devidos protocolos e cuidados, envolvendo arte, música e sentimentos por meio da apresentação de um coral com 28 alunos do Pré 2 do Cecoi Lírios do Campo 5, do Jardim São Judas, e apresentação de um jovem estudante da Emef Lúcia Pereira Rodrigues. Além da presença do mascote, Enrique.

“A gente ensaiou na escola com os amigos e a professora, a música fala de amor e esperança. Eu estou sentindo muita felicidade em participar”, disse a pequena cantora Rafaela Araújo , 6 anos.

Para Pietro Cacique Bustamante Gomes, 6 anos, o momento foi especial. “Estou animado, muito feliz e um pouco nervoso com a apresentação, a música deixa as pessoas animadas. Gosto da minha escola, principalmente dos meus amigos”, afirmou. 

“Apresentei uma música autoral que fiz falando sobre o Empreende, o ritmo é animado, para dançar e pensar sobre a importância do empreendedorismo. A escola contribui muito na nossa formação, para que jovens tenham oportunidades e aprendam a solucionar problemas, lições que vou levar para a vida toda. Estou ‘mó’ feliz hoje”, disse Jonatas Martins, 15 anos.

Habilidades e Competências

A educação #táON em São José e, por meio dos investimentos e inovações tecnológicos lançados desde o início deste ano, reforça a importância do desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais nos alunos desde a Infância.

Na Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, lições de empreendedorismo são trabalhadas e vivenciadas com as crianças do Pré, com idades entre 5 e 6 anos, despertando nelas a capacidade de sonhar, com diversas ações práticas: quadros, produção de vídeos e músicas, visitas culturais, entre outras.

Para a Orientadora do Cedemp da Educação Infantil Poliana Campos Ferracioli, o Empreende é uma forma de “celebrar a trajetória das crianças, vencendo desafios e validando a trajetória potente de todos, com todo incentivo que precisam e merecem”, destacou. 

Já os estudantes do Ensino Fundamental aprendem sobre criatividade, inovação, modelos de negócio, aplicabilidade no mercado, sustentabilidade e viabilidade econômica, entre outros fatores, durante a preparação dos projetos realizados no decorrer do ano e apresentados em vídeos nesta edição do evento. 

“Ficamos muito felizes em ver a evolução dos alunos e dos professores a cada atividade, todo o caminho que foi trilhado até chegar ao projeto final. É ótimo ver o protagonismo e a entrega de cada um”, observou a Orientadora do Cedemp do Ensino Fundamental, Josiane Saboia Oliveira Neri.

Além das apresentações dos projetos dos alunos de 9º ano, a feira promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, vai contar com exposição de trabalhos referentes ao Programa Nacional de Educação fiscal da Receita Federal, o concurso de folders, que trabalha com os alunos conceitos acerca dos tributos sua função social dentro da administração pública.

Palestra

O professor e escritor Júlio Furtado abrilhantou o Empreende com sua palestra sobre Empreendedorismo na sala de aula, onde abordou conceitos como: disrupção, criatividade, curiosidade, sonhos, pedagogia ativa, entre outros. 

  • Confira o vídeo de abertura aqui.
  • Veja os projetos das escolas aqui.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.