Alunas representam rede no concurso ‘Cartaz da Paz’ do Lions

Na noite de anteontem (18), a rede de ensino municipal de São José dos Campos foi representada e premiada por duas ‘Rafaelas’, a Rafaela Moreira de Andrade, 11 anos, do 6º ano da Emef Dom Pedro de Alcântara, e a Rafaela da Silva Olimpo, 10 anos, do 5º ano da Emef Profª Mercedes Carnevalli Klen, durante evento de premiação no Concurso Internacional do Cartaz sobre a Paz da Organização Lions Augustin Soliva. 

As alunas foram homenageadas com 1º e 3º lugar, respectivamente, e aprovaram a experiência. “Foi muito legal participar, fiquei nervosa, mas um nervoso bom, e agora estou feliz. Quis participar mostrando que todos estamos conectados no mundo e que a paz é importante para todos”, disse Rafaela Moreira de Andrade.

Para Rafaela Silva Olimpo, a atividade foi importante porque “nos ensina como a Paz é necessária para todas as pessoas serem mais felizes”. 

A iniciativa de âmbito internacional existe há mais de 30 anos com a proposta de convidar crianças de todo o mundo a expressarem suas visões da paz e inspirarem o mundo por meio da arte. Ao todo, 22 escolas municipais participaram envolvendo 22 professores e mais de 180 alunos.

Conexões

O tema deste ano foi “Estamos todos conectados” e partiu da reflexão sobre os desafios trazidos pela pandemia, assim como as conexões humanas. Segundo Paulo Neto, professor de Arte da rede de ensino municipal que participou do concurso incentivando e acompanhando os trabalhos realizados pelos alunos, a participação em concursos deste tipo reforça o protagonismo dos estudantes e amplia debates sobre a sociedade. 

“Importante incentivarmos os alunos a acreditarem neles mesmos e em suas habilidades, estas experiências trabalham valores, protagonismo, técnicas e ficarão marcadas de forma positiva”, disse Paulo. 

Os ganhadores foram escolhidos por júri técnico composto por artistas da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e também por votação popular. A próxima fase do concurso envolve o envio dos trabalhos para a disputa estadual, com a premiação internacional final, que acontece na sede da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova Iorque, nos Estados Unidos. 

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.