Região Leste terá Operação Casa Limpa de combate a dengue

A Prefeitura de São José dos Campos realiza na próxima semana, nos dias 13, 14 e 15, a 21ª Operação Casa Limpa de combate ao Aedes Aegypti na região dos bairros Vista Verde, Jardim Diamante, Jardim Rodolfo e Jardim Motorama, região leste do município.

Nos dois primeiros dias, segunda-feira (13) e terça-feira (14), será feito um trabalho de orientação junto à população, para que no dia 15 os moradores possam colocar os inservíveis na frente dos imóveis no período das 7h às 12h.

A previsão é que sejam visitados 6.375 imóveis divididos em 199 quadras, das 8h às 17h. A ação é feita para eliminar objetos que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Serão recolhidos pneus, latas, potes, garrafas, lona, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou qualquer outro recipiente que acumule água. Terra, entulho de construção, tábua, madeira, móveis velhos, roupas, lixo orgânico, folhas e restos de podas não serão recolhidos.

A operação vai contar com três caminhões, um do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e outros dois da SMC (Secretaria de Manutenção da Cidade), um carro de som, um carro de supervisão e sete equipes.

A última edição da Operação Casa Limpa aconteceu no dia 24 de novembro nos bairros Parque Industrial e Palmeiras de São José, onde foram recolhidos cerca de 1,4 tonelada de objetos que poderiam servir como criadouro do mosquito.

Densidade Larvária

A região desta 21ª Operação Casa Limpa foi escolhida devido à ADL (Avaliação da Densidade Larvária) realizada em outubro registrar um índice (0,43) de densidade larvária acima da ADL anterior. Apesar disso, o índice está dentro da margem considerada satisfatória, que vai até 1.

Bromélias e pratos de plantas foram os inservíveis com maiores quantidades de larvas encontradas pelas equipes de controle de endemias durante as visitas.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.