Balanço do São José Unida mostra cidade cada vez mais segura

São José dos Campos tem hoje um dos melhores projetos de segurança do país, resultado de investimentos em um sistema de Cidade Inteligente, que levou o município à maior queda dos índices de criminalidade dos últimos 20 anos.

Balanço do Programa São José Unida, que reúne as forças de segurança do município em ações integradas, mostra que a cidade está há 4 anos sem registro de roubo a banco e chegou a ficar 1 ano e 11 meses sem ter caso de latrocínio (roubo seguido de morte).

A taxa de morte violenta para cada 100 mil habitantes foi de 5,17 de 2020, menor que a de São Bernardo do Campo (5,4), Santo André (5,9), São Paulo (6,1), Guarulhos (7,1), Ribeirão Preto (7,4), Sorocaba (8,2), Osasco (8,4), Campinas (11,02) e Florianópolis (12,9). Os números de 2021 serão divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado em janeiro do próximo ano.

Nos últimos 5 anos, o índice de furto de veículos despencou de 1.987 em 2016 para 638 em 2021 –uma queda de 68%. Os dados são da Secretaria de Segurança do Estado e o período comparado é de janeiro a outubro.

Os casos de roubo despencaram 64%, caindo de 3.714 em 2016 para 1.350. Para roubo de veículos, a redução foi ainda maior, de 65% (caiu de 701 em 2016 para 245 este ano).

Os homicídios também diminuíram em São José dos Campos. A redução foi de 39% com queda de 62 casos para 38 casos este ano. Os furtos em geral caíram de 5.384 para 3.964 nos últimos 5 anos.

Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado e se referem ao período de janeiro a outubro dos respectivos anos.  

CSI

O Centro de Segurança e Inteligência, que monitora imagens captadas por 1.000 câmeras instaladas na cidade, trouxe agilidade nas investigações de crimes com a ampliação da integração entre as forças de segurança.

As câmeras são capazes de identificar carros roubados, pessoas foragidas da Justiça de qualquer cidade do país e todo tipo de crime praticado nas ruas de São José, inclusive vandalismo.

As imagens capturadas em tempo real são acompanhadas 24 horas pela GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Militar, Defesa Civil, Agentes de Mobilidade Urbana e Agentes de Apoio Social.

Minicentrais do CSI foram instaladas em bases da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Pelas câmeras do CSI é possível acompanhar o trânsito na cidade, que tem semáforos inteligentes. É no CSI que as equipes também monitoram em tempo real as vagas do estacionamento rotativo, abordagem da população em situação de vulnerabilidade, pontos específicos para prevenção de acidentes e a previsão do tempo, com imagens de Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) para ações da Defesa Civil. 

GCM

Nos últimos anos, a GCM completou 100% de sua frota com carros elétricos, deixando de emitir 1.200 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera e gerando uma economia de R$ 2,5 milhões com combustível e manutenção.

A GCM também ganhou novos equipamentos e passou a ser a primeira do Brasil a usar pistolas Glock calibe.40. Os guardas usam microcâmeras nos uniformes, tablets e drones. 

A Patrulha Maria da Penha, instituída pela Prefeitura em 2019, também feita pela GCM, já realizou cerca de 260 atendimentos e 65 prisões, sendo 33 apenas em 2021. As equipes fazem visitas periódicas a residências para verificar cumprimento de medidas protetivas determinadas pela Justiça e reprimir atos de violência.

Atividade Delegada

A Atividade Delegada, retomada em 2017 por meio de convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, já recebeu investimentos de R$ 10,5 milhões.

A Prefeitura vai disponibilizar 8 veículos elétricos para a Polícia Militar usar com a Atividade Delegada. Atualmente, cerca de 40 PMs trabalham diariamente na Atividade Delegada, em horários de folga, fardados e equipados.

Um convênio com o Corpo de Bombeiros está em fase final de elaboração para a Atividade Delegada atuar no atendimento a emergências, usando motos cedidas pela Prefeitura.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.