Praças da região central de São José serão revitalizadas

O marco zero de São José dos Campos vai ficar ainda mais bonito a partir da segunda quinzena de janeiro. É que a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Manutenção da Cidade, vai revitalizar a praça Padre João, conhecida como Praça da Matriz, localizada na região central da cidade.

O local vai receber novo paisagismo, troca de pisos danificados e redimensionamento das ilhas de jardim. Haverá também rebaixamento das muretas das ilhas, que receberão grama amendoim. A praça contará ainda com reforço na iluminação, já que os postes com lâmpadas de LED ficarão em uma altura mais baixa para garantir mais claridade.

A antiga fonte luminosa da praça não foi esquecida. Ela receberá cuidados como a troca do revestimento e reparação elétrica, garantindo a volta do seu funcionamento.

A praça Londres, que ganhou mais acessibilidade após reformas

Mais acessibilidade

Outro lugar que está passando por uma reforma é a praça Londres, localizada no Jardim Augusta, também na região central.

O local ganhou novo piso de concreto para receber a academia ao ar livre, visando melhorar a acessibilidade e, assim, atender também aos cadeirantes. Será feito o replantio de grama amendoim.

Curiosidades

Em homenagem à Revolução de 1930, foi renomeada de Praça da Matriz para Praça João Pessoa e, posteriormente, denominada como praça do Padre João Marcondes Guimarães (atual nome da praça). O pároco celebrou missas durante anos na igreja e ficou muito conhecido na cidade. Após sua morte, a Câmara Municipal fez essa homenagem.

A praça está localizada no marco zero da cidade, em frente à Igreja da Matriz de São José dos Campos, que foi erguida em 1934 para substituir uma antiga capela. A primeira capela foi construída em 1643. Já Matriz, em 1831 a igreja desabou em virtude de fortes chuvas, sobrando apenas o altar.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.