Entrada do Parque da Cidade ganha piso intertravado

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

O Parque da Cidade (Parque Municipal Roberto Burle Marx), na região norte, vai ganhar um novo piso no entorno da portaria principal, melhorando a receptividade ao público.

A Secretaria de Manutenção da Cidade iniciou a preparação do terreno para a instalação de 170 metros quadrados de piso intertravado nas cores natural (cinza) e vermelho. O material é muito utilizado em projetos paisagístico de passeios, jardins, praças e espaços públicos. Na entrada, também será instalado um novo bebedouro com acessibilidade e bebedouro canino.

Sinalização

No mês passado, a Prefeitura instalou uma nova sinalização que orienta os frequentadores sobre a localização das atrações naturais e arquitetônicas do Parque da Cidade.

Trinta e cinco placas no interior e na parte externa foram revitalizadas com a colocação de novos adesivos e pintura dos postes de fixação. O design foi padronizado e agora todas têm fundo marrom, letras em branco e desenho da Residência Olivo Gomes, marco da arquitetura moderna brasileira projetada por Rino Levi. Os postes foram pintados de verde escuro.

Abertura

O Parque da Cidade foi reaberto ao público no dia 6 de junho com regras de distanciamento, uso de máscara obrigatório e acesso restritos a espaços para prevenção ao novo coronavírus. Funciona diariamente, das 6h às 18h (avenida Olivo Gomes,100, Santana). Os demais parques municipais permanecem fechados.

Atrativos

O espaço é muito procurado para o lazer em família, a prática de caminhada e corrida, além de atividades de relaxamento e contemplação da natureza.

Ao todo são cerca de um milhão de metros quadrados de área que foi parte da antiga Fazenda da Tecelagem Parahyba.

É tombado pelo Comphac – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural. A Residência Olivo Gomes e os jardins de Burle Marx são tombados pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos (SP).