Prefeitura abre edital para Assistente de Alfabetização

A Secretaria de Educação e Cidadania da Prefeitura de São José dos Campos publicou anteontem (05) edital para credenciamento de assistentes voluntários para atuarem no Programa Tempo de Aprender que irá acontecer nas escolas municipais de ensino fundamental. 

O programa Tempo de Aprender é um programa de Alfabetização da PNA (Política Nacional de Alfabetização) do MEC cujo propósito é melhorar a qualidade em todas as escolas públicas do país. 

A atuação do assistente nas escolas será como apoio no processo de Alfabetização dos estudantes de 1° e 2° anos do Ensino Fundamental regular e apoio ao professor Alfabetizador nas escolas, contribuindo no desenvolvimento da leitura, escrita e matemática dos alunos. 

Inscrições

Podem se inscrever brasileiros maiores de 18 anos que tenham formação de nível médio completo. Os interessados em atuar como voluntário devem se inscrever até o dia 13 de abril preenchendo um formulário do Google e anexando os documentos solicitados. A inscrição é gratuita, o edital com todas as informações pode ser consultado neste link.

Seleção e ajuda de custo

O processo seletivo será executado e validado por uma equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania. A classificação geral deverá ser divulgada no dia 27 de abril. Os classificados serão chamados nas Unidades escolares a partir do dia 02 de maio. 

Embora seja uma atividade voluntária, o assistente de Alfabetização do Programa Tempo de Aprender recebe uma ajuda de custo, instituída na Resolução nº 06 de 20 de abril de 2021, no valor de R$ 150 por mês, por turma atendida, considerando o limite máximo de cinco turmas por assistente. O valor visa auxiliar em despesas com transporte e alimentação.

A carga horária será de cinco horas semanais por turma, considerando o limite máximo de 25 horas semanais por assistente. 

Programa Tempo de Aprender
Inscrições: de 05 a 13/04/2022
Edital e inscrições aqui.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.