Defesa Civil prepara simulado com desabamento de casa

A Defesa Civil de São José dos Campos realiza nesta sexta-feira, dia 29, um simulado sobre escorregamento de encosta na Região Norte de São José. O exercício faz parte do Plano de Contingência e envolve vários órgãos e secretarias da Prefeitura.

No simulado, uma casa vai desabar e três moradores serão soterrados. Duas casas vizinhas terão que ser interditadas e as famílias serão removidas para abrigos públicos. 

Queda de fiação de energia elétrica e vazamento de água terão que ser solucionados para evitar choques e riscos à operação de resgate das pessoas soterradas –duas mulheres e um homem, que serão retirados com vida e levados em ambulâncias para hospitais. 

Participam do exercício todo o efetivo da Defesa Civil incluindo voluntários, Guarda Civil Municipal (ambos vinculados à Secretaria de Proteção ao Cidadão), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Sabesp, EDP e as secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Saúde, Apoio ao Cidadão, Educação, Esportes e Manutenção da Cidade. 

Haverá ação do helicóptero Águia, da PM. O local do simulado (Estrada Juca de Carvalho 256, Alto da Ponte) será interditado para o trânsito no período do exercício.

Simulado Teste

“Trata-se de um teste de acionamento do Plano de Contingência, que reúne protocolos de ações para grandes ocorrências, como desastres naturais, e envolve setores da Prefeitura e órgãos fora do poder público”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de São José dos Campos, José Benedito da Silva.  

Segundo ele, tudo tem que funcionar integrado, como se fosse um acidente real. O soterramento, entretanto, não trará nenhum risco para os voluntários”, afirmou o coordenador da Defesa Civil”, José Benedito da Silva.  

Uma equipe de observadores, que inclui agentes da Defesa Civil do Estado, vai observar todo o exercício e apresentar uma avaliação posterior sobre aspectos positivos e o que pode ser melhorado em relação à execução dos procedimentos definidos no Plano de Contingência.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.