Simpósio destaca rede integrada de combate às drogas

Simpósio realizado pela Prefeitura de São José dos Campos na última sexta-feira (24), por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, destacou a rede integrada de prevenção e combate às drogas e as ofertas de terapia e tratamento.

Durante as duas horas de encontro na Câmara Municipal, lideranças e autoridades do Judiciário, da Polícia Militar e da Polícia Federal e representantes das secretarias de Apoio Social ao Cidadão; Saúde; e Proteção ao Cidadão (através da Guarda Civil Municipal) falaram de suas experiências exitosas para evitar o uso de entorpecentes por crianças, adolescentes, jovens e adultos.

“Eventos como este são muito importante. Conseguimos congregar diversos atores que têm poder de decisão para que possamos, todos juntos, ampliar cada vez mais a rede integrada de prevenção, combate e tratamento”, afirmou o presidente do Conselho Municipal de Atenção às Drogas, Nélson da Silva Teixeira.

Trabalho contínuo

A Prefeitura mantém a Assessoria de Políticas Sobre Drogas, com ações, atividades e eventos ao longo de todo o ano.

O Programa sobre Drogas é articulado em parceria com os governos do Estado e federal e com os poderes Legislativo e Judiciário, contando com a participação também das entidades da sociedade civil organizada.

Os objetivos são articular a política sobre drogas no município; assessorar e acompanhar a implantação e execução dos programas referentes à dependência química; organizar as iniciativas para o funcionamento em rede; e oferecer ao cidadão joseense uma ampla cobertura de serviços, desde a prevenção até o tratamento dos dependentes químicos e seus familiares.

As secretarias municipais, dentro de suas áreas de atuação, também desenvolvem ações relacionadas à prevenção e ao combate às drogas.

Conselho atuante

São José possui ainda o Conselho Municipal de Atenção às Drogas, com membros da Prefeitura e de outras instituições.

O conselho é atuante e contribui com as ações desenvolvidas pela Prefeitura.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.