Pinheirinho receberá a 2ª edição da Operação Casa Limpa

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou ontem (10) a 2ª Operação Casa Limpa para combate e controle ao mosquito Aedes aegypti. A ação acontece no bairro Pinheirinho dos Palmares e adjacências, na região sudeste. A previsão é que sejam visitados 1.780 imóveis, divididos em 38 quadras.

A atividade contará com dois caminhões, dois carros de som e também com cinco equipes de ACEs (Agentes de Combate a Endemias).

O objetivo da ação é sensibilizar a população e recolher o maior número possível de materiais inservíveis e diminuir a disponibilidade de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya.

Cronograma

Nos dias 10, 11 e 12, as equipes de campo visitam os imóveis realizando a vistoria para identificação de eventuais focos do mosquito e informando sobre a operação.

Já no sábado (13), os moradores dos bairros deverão deixar os materiais que possam servir de criadouros (latas, potes, garrafas, lona, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou qualquer outro recipiente que acumule água) em frente aos imóveis, das 7h às 12h, para que seja feito o recolhimento. Neste mesmo dia, será montado um estande com ações educativas e recreativas das 8h às 14h, na Emefi Maria Antonieta Ferreira Payar (rua Arlindo Ignácio, 31, Pinheirinho dos Palmares).

Terra, entulho de construção, tábua, madeira, móveis velhos, roupas, lixo orgânico, folhas e restos de podas não serão recolhidos.

Ações da Prefeitura

A ação integra uma série de ações que o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) vem realizando para o controle de criadouros, busca ativa de casos suspeitos e controle químico (nebulização, focal e perifocal) nos bairros da região.

A 2ª avaliação de densidade larvária do Aedes aegypti foi finalizada no dia 28 de abril. Todas as 42 áreas urbanas do município foram avaliadas e trouxeram um resultado de 1.9, ou seja, de cada 100 imóveis foram encontradas larvas em 1.9 deles.

A população pode consultar a lista dos ACEs (Agentes de Combate a Endemias) com os nomes, matrícula e foto dos agentes no site da Prefeitura.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.