Serviços da Feira do Trabalho atendem 1.700 pessoas

As atividades da Feira do Microcrédito, Empreendedorismo e Trabalho realizadas anteontem (11) atenderam 1.700 pessoas em São José dos Campos. Em um só evento, foram reunidas oportunidades para quem busca emprego, planeja empreender ou ampliar o negócio, entre outras ações.

A feira foi realizada no Largo São Benedito, ao lado da Praça Afonso Pena, em duas tendas montadas especialmente para o evento. Foi a terceira edição do evento.

Para quem procura emprego, foram disponibilizadas 520 vagas por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e outras 3.251 oportunidades para cursos de desenvolvimento profissional dentro do programa Qualifica São José.

Para Jairo Silva Rocha, 25 anos, morador do Novo Horizonte, foi mais uma oportunidade de conseguir uma ocupação. Ele está desempregado desde o início do ano.

“Tenho experiência em construção civil, como ajudante, mas o ideal é conseguir algo como eletricista ou vigilante”, afirmou.

Banco do Povo

A realização do evento nas tendas atraiu pessoas que passavam pelo local, mas que desconheciam detalhes sobre os serviços.

Um dos mais procurados foi o Banco do Povo, que registrou 50 atendimentos na tenda. As pessoas foram orientadas como obter o empréstimo e a documentação necessária. O órgão oferece empréstimos a micro e pequenos empreendedores que vão de R$ 200 a R$ 21 mil e até 48 meses para pagar.

“Estou montando um pequeno negócio para venda de salgados que faço em casa e vou procurar me informar para pegar o crédito”, afirmou Maria Aparecida de Moura, 45 anos, moradora do centro.

Os trabalhadores de São José dos Campos também tiveram a oportunidade de assistir palestras no 2º andar do prédio do PAT. Preparação para o mercado de trabalho e comportamento empreendedor foram os temas.

Além de oferecer cursos gratuitos, o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) distribuiu 350 livros da sua editora para os participantes da feira, com temas ligados à informática, gastronomia, marketing e vendas pela internet, entre outros.

A Feira do Microcrédito, Empreendedorismo e Trabalho também contou com estandes da Sala do Empreendedor, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), e Cephas (Colegio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

Números da Feira de Microcrédito, Empreendedorismo e Trabalho

  • 1.700 atendimentos no evento
  • 400 atendimentos no balcão do PAT 
  • 200 pessoas na orientação psicológica e profissional
  • 150 impressões de currículo
  • 350 livros distribuídos gratuitamente aos munícipes pela Editora Senac São Paulo;
  • Centro de Ressocialização Feminina – 26 internas (regime semiaberto) participaram das palestras do evento
  • 70 atendimentos para EJA – SEC
  • Banco do Povo – 50 atendimentos para orientações
  • 100 para informações do CEPHAS – vestibulinho e programação
  • Sala do Empreendedor – 30 atendimentos

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.