Merenda escolar tem 94% de aprovação em São José

A merenda das escolas municipais de São José dos Campos têm aprovação maior do que a média das Cidades de Grande Porte, segundo a Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). Com 756 pontos registrados na pesquisa realizada no mês de abril, o item atingiu um dos melhores resultados desde 2021, com 94% de aprovação. 

Além da merenda escolar, os serviços da Educação também têm aprovação da população da cidade segundo a pesquisa, com registro de 719 pontos e 90% de aprovação e Alto Grau de Satisfação. Saiba mais no site do Indsat.

Entre os alunos, pais, responsáveis e a equipe que trabalha na Merenda Escolar a aprovação é saboreada e comemorada. São mais de 20 cardápios diferentes, equilibrados, nutritivos e preparados por mais 500 profissionais, entre nutricionistas, cozinheiras e equipe técnica, que se dedicam diariamente para a logística, preparo e distribuição.

Neste ano letivo, até o mês de abril, já foram servidas mais de 1.875 milhão de refeições nas 180 escolas municipais. 

Criança bem alimentada

O Luiz Gustavo, 4 anos, estuda na Emei Doroti da Silva Cunha, que fica no Jardim Santa Inês 1, gosta muito da escola, onde tem amigos, brinca e aprende a cada dia. Para ele, “aqui tem a comida que é uma delícia, gosto de banana, macarrão e da comida gostosa que tem na minha casa e na minha escola”, disse.

“Gosto de brincar e dos amiguinhos, a merenda é muito boa, eu gosto de frutas, arroz e pão”, conta Giovana, 3 anos. 

A professora Erika Nunes Miotto Bioni é mãe do Samuel, 3 anos, e considera a alimentação do filho na Educação Infantil saudável e nutritiva, como uma continuação dos cuidados que ela mantém em casa.

“Desde quando introduzi a alimentação do Samuel fiquei atenta para que fosse saudável e que ele comesse de tudo. Ele come bem, repete e vejo o gosto que ele tem ao se alimentar aqui. As meninas capricham, preparam com carinho e cuidado, é tudo fresquinho e muito bom”, afirmou Erika. 

Aluno feliz

O tempero da merenda é elogiado e aprovado também no Ensino Fundamental. Na Emefi Felício Savastano, que fica no Monte Castelo, e foi recém municipalizada, o horário do recreio é animado e feliz. 

Helena Rosa de Oliveira, 8 anos, está no 3º ano e aprova a refeição de todos os dias. “A comida é boa, eu gosto bastante, com a alimentação certa a gente cuida da saúde, comendo frutas, legumes, tudo saudável, para estudar e ficar bem”, afirma a estudante.

“Eu gosto de estudar, mas o que mais gosto na escola é de cantar o hino nacional e do intervalo. A comida é muito boa, eu gosto de todos os tipos, nem consigo escolher, mas acho que de todos o preferido é arroz, feijão e carne moída. A nota que eu dou para a merenda é mais de mil, cem mil”, diz Mickael da Silva Marcelino, 6 anos, do 1º ano, que é fã de Matemática. 

“A alimentação é ótima e importante para que eles possam se desenvolver bem na sala de aula e nos estudos. Meu filho gosta, percebo que tem os nutrientes necessários, é bem feita, certinha, saborosa, e vemos o quanto as crianças gostam”, comentou Stefanie da Silva Marcelino, mãe de Mickael.

“A comida saudável e boa nos dá saúde e ajuda a estudar melhor, ter energia para brincar e aprender”, destaca o estudante.

Quem prepara as refeições 

A merenda é preparada com alimentos equilibrados em proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais, com divisão do cardápio que atende distintas faixas etárias. Todos os cardápios estão de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar. 

“Buscamos oferecer a melhor alimentação, em termos nutricionais e para beneficiar a aprendizagem dos alunos, mas que seja gostosa para eles. É uma realização”, conta Stephanie Pinto Ivo, nutricionista da equipe escolar. 

“Fazemos cardápios específicos para aqueles que têm alguma restrição alimentar, sempre em busca de novas receitas e modos de oferecer o alimento respeitando a necessidade do aluno com algo saboroso e saudável para que a merenda seja um momento especial e compartilhada entre eles”, afirma a nutricionista Jéssica Val de Souza. 

Ligia Oliveira é cozinheira escolar na empresa contratada pela Prefeitura há dois anos e ficou feliz ao saber da aprovação de 94% do que é preparado e servido nas escolas. 

“É gratificante receber o carinho dos estudantes, que é demonstrado de várias formas, quando comem tudo, abraçam, fazem desenhos e agradecem que a comida está boa. Fico feliz em saber da aprovação, temos novos cardápios, com ótima aceitação das crianças, preparamos tudo com muito carinho”, disse. 

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.