Inscrições para o Castramóvel começam nesta quinta

A Prefeitura de São José dos Campos abre nesta quinta-feira, dia 18, as inscrições para castração gratuita de cães e gatos pelo programa Meu Pet Feliz, com o auxílio do Castramóvel, no Chácaras Pousada do Vale, região leste. 

As inscrições são recebidas presencialmente e podem ser feitas até o próximo sábado (20), das 9h às 15h, no Campo de Futebol Chácaras Pousada do Vale (rua Panacéia s/n°, no bairro Chácaras Pousada do Vale).

Desde a criação do programa, em agosto de 2018, foram feitas 20.992 castrações e microchipagem, sendo 6.416 com o apoio do Castramóvel.

O atendimento será por disponibilização de senhas e elas serão distribuídas até o esgotamento. Quem tem cães com mais de 20 kg ou gatos, deve ficar atento, já que as senhas são em menor quantidade e se esgotam rapidamente.

Os procedimentos serão realizados no domingo (21), das 8h às 18h, na Emefi Geraldo de Almeida, situada à Rua Camomila n° 100, Chácaras Pousada do Vale. Serão disponibilizadas 230 vagas: 185 para cães com até 20kg, 15 para cães com mais de 20kg e 30 para felinos.

Critérios

Podem se inscrever quem mora obrigatoriamente em São José dos Campos e maiores de 21 anos. É preciso apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço.

Animais

Os animais que participam do programa Meu Pet Feliz não podem ser usados para fins comerciais ou de competições.

Para serem castrados, todos devem estar em boas condições de saúde, não podem estar obesos, caquéticos e nem apresentarem doenças (como doenças de pele aparentes), desgaste físico ou anemia. Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.

Poderão ser castrados cães com até 20 kg, de 6 meses a 8 anos e gatos de 4 meses a 8 anos. Cães com mais 20 kg até 40 kg, de 6 meses a 6 anos serão atendidos de acordo com a quantidade de senhas para essa categoria e capacidade de atendimento da equipe médica veterinária.

Observações

Poderão ser castrados até 2 animais por CPF.

Não será permitida a entrada de crianças, acompanhantes ou menores de 18 anos. Tutores que não comparecerem no dia da cirurgia com os respectivos animais não poderão fazer novas inscrições no programa por 120 dias.

Não serão castrados cães e gatos braquicefálicos (focinho achatado), cães das raças Pug, Bulldog Francês e Inglês, Boston Terrier, Boxer, Shih Tzu, Ihasa Apso, Pequinês, gatos persas, e outros.

ONGs, Protetores Independentes e Pontuais, previamente cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses, poderão inscrever 2 animais por CPF do tutor de todas as regiões. O mesmo vale para cães mantidos com supervisão da proteção animal.

Meu Pet Feliz

O programa Meu Pet Feliz é permanente e foi criado para estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável. Além da castração, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos e furtos.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.