Centro de Referência do Autismo será entregue nesta sexta-feira

A Prefeitura de São José dos Campos assinou convênio com o Gaia (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo) para ampliar atendimento às crianças portadoras do espectro do autismo na primeira infância. Essa iniciativa é mais um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.

O novo centro de referência, que será inaugurado nesta sexta-feira, dia 02, fornece serviço integrado e tratamento para intervenções individualizadas e integradas em quatro áreas essenciais do desenvolvimento infantil – psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicopedagogia. Também serão oferecidas consultas médicas especializadas em neuropediatria e psiquiatria infantil.

Localizada no bairro Urbanova (Avenida Possidônio José de Freitas, 1350), na região oeste da cidade, a nova sede dispõe de 21 salas de atendimento e uma equipe com mais de 60 profissionais  habilitados de diversos setores.

Acesso

A porta de entrada para os atendimentos por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) são as UBSs Resolve. Os encaminhamentos para o centro de referência do autismo serão realizados pelas unidades de especialidades, de reabilitação e os Caps.

Nesse primeiro momento, o atendimento estará voltado às crianças com menos de 6 anos. Conforme estudos, o atendimento já na primeira infância promove maiores ganhos aos pacientes, pois estimula as habilidades sociais.

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento, cujo diagnóstico é clínico. Pelo Manual de Transtornos Mentais (DSM-5), ele é classificado como leve, moderado e grave. Entre os sintomas estão os déficits persistentes em comunicação e interação social, padrões repetitivos e interesses restritos de comportamento e atividades, que limitam a funcionalidade social e emocional.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.